Reformas do Hospital e da base do SAMU foram entregues nesta segunda-feira, 17

Hospital  hdacal

Iniciando as comemorações pelos 76 anos de Emancipação Política do município, a Prefeitura de São Francisco do Conde entregou à população a reforma do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL e a conclusão das obras da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, nesta segunda-feira, dia 17. As unidades receberam melhorias visando ampliar o acesso da comunidade e aumentar a oferta de saúde para a população.

Estiveram presentes na entrega dos dois prédios: o representante do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o secretário estadual da Saúde, Washigton Couto, que veio acompanhado do ex-secretário Jorge Solla, além do deputado estadual Rosemberg Pinto e autoridades locais como a prefeita Rilza Valentim, vereadores e secretários municipais.

A prefeita Rilza Valentim abriu os discursos revelando ter planos para a ampliação da unidade ainda durante sua gestão. “Quando eu recupero um hospital desses, eu não estou preocupada que os médicos não atrasem ou com a rapidez do atendimento, eu me preocupo em tranquilizar as famílias. Com a ajuda do Ministério para a ampliação do nosso hospital, o município passará a contar com leitos de UTI. Assim passamos de 48 para 110 leitos atendendo a toda região”, salientou. A ampliação da unidade está orçada em R$ 12 milhões.

O ex-secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, parabenizou os diversos investimentos que a cidade tem feito para promover saúde de qualidade para o seu povo, a exemplo do pioneirismo com as vacinações contra o HPV e contra a meningite, em 2010.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Eliezer de Santana, também falou sobre o pioneirismo da cidade e sobre como a iniciativa influenciou positivamento o governo a investir na imunização contra o HPV, que passou a ser feita nos postos de saúde e escolas de todo o país para meninas entre 11 e 13 anos. “Nós investimos e acreditamos nos benefícios dessa vacina antes de todos. Desde 2010, já empregávamos recursos do município para garantir um futuro mais saudável para nossas meninas”, revelou.

Já o deputado estadual Rosemberg Pinto lembrou de tempos difíceis na cidade, onde o acesso à saúde não era fácil e muitos tinham que recorrer a outros municípios em busca de atendimento. Ele disse que hoje o que acontece é o inverso, a população circunvizinha procura os serviços de São Francisco do Conde por serem referência na região.

Também falou a secretária da Saúde, Telma Silva, que listou os serviços ofertados pela unidade: “temos mais de 40 leitos e 26 especialidades médicas, incluindo neurologia, um tipo de atendimento difícil de encontrar na região”. O secretário estadual, além de agradecer a acolhida, reafirmou o compromisso do estado com as políticas de saúde e com o trabalho que vem sendo desenvolvido em São Francisco do Conde.

Por fim, Helvécio Magalhães falou das obras que estavam sendo entregues e frisou a importância da universidade federal que está instalada no território do município. “Essa faculdade, que no futuro terá um curso de Medicina, vai dar condição ao povo de melhorar de vida. Um dia poderemos ter filhos de agentes de saúde formados em Medicina pela UNILAB”, salientou.

No evento, o município também aderiu ao programa MED CASA, que distribui medicamentos gratuitamente para planejamento familiar, hipertensão e diabetes às famílias cadastradas no bairro da Muribeca. Representando o programa no estado, esteve presente Alfredo Boa Sorte, superintendente de Saúde. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde receberam celulares do tipo smartphone para atualização dos cadastros das famílias de suas áreas, de modo a acelerar a transferência de dados para a secretaria e também agilizar o atendimento médico. Também foi anunciado um programa que vai fabricar e doar próteses ortodônticas para a população carente.