Reformas do Hospital e Samu serão entregues nesta segunda-feira (17), com a presença do Ministro da Saúde

Na próxima segunda-feira, dia 17, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde entregará a comunidade sanfranciscana o Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL, reformado, e a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que foi requalificada para atender melhor as necessidades do serviço. A entrega das duas obras acontecerá a partir das 08h e contará com as presenças do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do Secretário de Saúde do Estado, Washington Luís Silva Couto, que virão a São Francisco do Conde especialmente para a ocasião.

As obras geraram cerca de 300 empregos diretos e indiretos no município e foram feitas de modo a não interromper os serviços. O investimento, que conjuntamente ultrapassa os R$ 2 milhões, foi realizado mediante recursos próprios.

Hospital – a reforma do HDACAL incluiu: emergência, sala de primeiros socorros, consultório infantil, obstétrico e de ortopedia, observação masculina, feminina e infantil, sala de raio-X, nebulização, farmácia, banheiros e toda área física do hospital, que recebeu novos revestimento, pavimentação, elétrica, rede de informática, sonorização e instalação de gases medicinais. Já a parte superior foram adequadas e reformadas as salas de pequenas cirurgias, parto normal, recuperação e conforto médico. Toda a obra seguiu as normas da RDC 50 –utilizada para o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – EAS, da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

SAMU – o serviço ganhou nova pintura, reparos na estrutura física geral do prédio e mais 02 quartos utilizados como conforto médico para as equipes. Além disso, foram instalados dois banheiros, uma copa e novos toldos para as ambulâncias e, por fim, foi realizado também  o paisagismo do entorno.

A reforma e ampliação da nossa base faz com que nossos profissionais se sintam ainda mais valorizados e comprometidos. O serviço do SAMU é de suma importância para população. Agradecemos a todos os colaboradores por mais esse presente”, enfatizou a coordenadora do SAMU, no município, Tatiane Cerqueira.

Outras ações – No evento também serão lançados os programas MedCasa e Rede Cegonha. A Prefeitura assinará o termo de adesão para  implantação do MedCasa no bairro da Muribeca, disponibilizando medicamentos em casos de hipertensão, diabetes e planejamento familiar. O bairro foi escolhido como piloto do projeto. Já a Rede Cegonha é um programa do Ministério da Saúde, que tem por objetivo diminuir a mortalidade infantil, materna e neo-natal. No município, as mulheres já vêm realizando as consultas pré-natais nos postos de Saúde da Família, onde fazem exames para detecção de doenças como sífilis, HIV (AIDS) e hepatite dos tipos B e C. O programa ainda preconiza diversas outras necessidades das gestantes como parto humanizado e, no mínimo, seis consultas no pré-natal.