Retrospectiva da Saúde 2018: São Francisco do Conde é o primeiro nesta região a implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC

São Francisco do Conde é um dos municípios pioneiros da região a contar com o Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC e, através desse sistema, o paciente recebe a notificação de agendamento com as informações do dia, horário da consulta e profissional pelo celular, mas, para isso, é preciso instalar o aplicativo Meu DigiSUS.

O município adotou essa plataforma, já disponibilizada pelo Ministério da Saúde de forma gratuita, pois atende de forma plena as necessidades do município e, ao mesmo tempo, contempla as informações requeridas pelo Ministério, que visam a garantia de repasse de recurso financeiro para custeio parcial das unidades de saúde.

O PEC já foi implantado em 05 Unidades de Saúde da Família da rede de saúde municipal, sendo as equipes de saúde iniciais: Campinas e Baixa Fria.

Hoje são atendidas pelo PEC as seguintes USFs:

– Nova São Francisco – beneficiando 4.000 pessoas;

– São Bento – também beneficiando 4.000 pessoas;

– Centro II – com 3.500 pessoas;

– Campinas – que soma mais 6.000 pessoas;

– Além da Baixa Fria – com 2.000 cidadãos beneficiados.

A Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria foi o piloto no Projeto de Informatização da Atenção Básica do município.

O objetivo é que até o primeiro trimestre de 2019 o PEC esteja funcionando em todas as unidades.