Retrospectiva da Saúde 2019: São Francisco do Conde mostra avanços na área da Saúde. Confira as ações de janeiro a julho

Intenso. Esse é um dos adjetivos que melhor definem o ano de 2019. De janeiro a julho, a Prefeitura de São Francisco do Conde demonstrou, através das ações da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, que 2019 seria um ano importante e de muitos avanços para a comunidade franciscana na área da Saúde.

Ao longo do ano foram destaques na Saúde, pasta gerida pela secretária Eleuzina Falcão: obras da Policlínica Regional de Saúde; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); Programa de Fornecimento de Fraldas Descartáveis; fornecimento de medicamentos não ofertados pelo SUS; cuidados com as gestantes; entrega da reforma da Base do SAMU 192, UTI Móvel e a mais moderna Unidade Avançada do SAMU da região; novo Serviço de Fisioterapia Clínica; entrega da nova Unidade do Calmonte; Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea; 03 experiências exitosas apresentadas na Mostra COSEMS Bahia 2019 – Aqui tem SUS; Pré-Natal Odontológico; V Conferência Municipal de Saúde; São Francisco do Conde levar experiência em saúde para Congresso Nacional pelo segundo ano consecutivo.

Confira as principais ações e eventos relacionados à saúde em 2019:

Janeiro:

Saúde realizou Acolhimento dos 70 profissionais convocados pelo Edital 002/2018 – SESAU

Dando boas-vindas ao ano de 2019, a Secretaria da Saúde – SESAU realizou o Acolhimento dos Profissionais Convocados no Edital 002/2018 – SESAU. Na ocasião, mais de 70 pessoas foram convocadas para trabalhar, garantindo dois anos de emprego e renda para suas famílias. Os convocados passaram a atuar nos cargos de: operadores SISREG, agente de portaria, auxiliar administrativo, operador E-SUS, recepcionista, técnico de enfermagem e office boy.

Durante o acolhimento a Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT foi falado sobre Segurança no Trabalho e a importância no cuidado com o servidor. Também houve uma palestra com o assistente social, psicanalista e mestre em Desenvolvimento Humano, Anailton dos Anjos (Secretaria Municipal da Educação – SEDUC), sobre ‘Ética no Serviço Público’.

Janeiro Branco: Saúde realizou ações para promover a saúde mental

A SESAU elegeu temas a serem abordados ao longo do ano pelas 16 Unidades de Saúde da Família, que atuam em todo o território do município, além dos demais serviços de saúde da rede municipal, visando levar para a comunidade temas de relevância na vida das pessoas para promover a saúde e o bem-estar. O primeiro tema a ser discutido em 2019 foi à promoção da saúde mental e o combate à hanseníase, por meio das ações do “Janeiro Branco”.

São Francisco do Conde deu mais um passo rumo à implantação da Policlínica Regional de Saúde, que beneficiará seis municípios da região

Em janeiro, um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e seis prefeituras baianas foi assinado, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O documento institui o Consórcio Público Interfederativo de Saúde, com sede em São Francisco do Conde, que figura como o 20º formado no estado.

Com essa assinatura, formalizou-se a instalação da Policlínica Regional de Saúde em solo franciscano. Entre os municípios beneficiados pelo consórcio que tornou possível a instalação da Policlínica estão: Candeias, São Francisco do Conde, Saubara, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Santo Amaro.

A Policlínica ofertará procedimentos de mamografia, ultrassonografia, ergometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, raio-x, biópsia e tomografia para a população que não precisará se deslocar para Salvador para atendimentos e exames de alta complexidade.

São Francisco do Conde terá um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

A Prefeitura assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Na ocasião foram assinados dois convênios de grande importância para São Francisco do Conde e sua população: o primeiro para assegurar recursos estimados em 600 mil reais para a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e o segundo, na ordem de 2 milhões de reais, para a pavimentação de ruas de localidades de São Francisco do Conde, a exemplo de ruas no bairro do Monte Recôncavo e da sede (Rua da Creche – Gurugé e Complexo Rilza Valentim).

Ambos os convênios são recursos dos Fundos Perdidos, oriundos do Governo Federal. A Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPROJE), da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, foi a pasta responsável pelo projeto de captação desses recursos.

O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia de Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Fazendo um trabalho mais complexo do que nas Unidades de Saúde da Família:

» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;

» Periodontia especializada (tratamento dos tecidos normais e afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes);

» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

» Endodontia (Canal);

» Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados nos casos mais complexos.

Saúde promoveu Oficina de Planejamento para definir ações em 2019

Com foco na organização das ações e processo de trabalho a serem priorizadas no ano de 2019, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU promoveu ao lado de todas as diretorias e departamentos da Saúde, a Oficina de Planejamento em Saúde 2019. Durante a ação, cada diretoria e gerência apresentou uma séria de propostas para melhorar indicadores, assistência à comunidade e processos de trabalho.

Saúde encerra 1ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU promoveu no mês de janeiro de 2019, a 1ª turma de capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Família dos bairros do Caípe de Cima, Paramirim, Campinas, Jabequara e Baixa Fria. O objetivo da capacitação foi tratar do caderno nº 32, do Ministério da Saúde, que fala sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.

O caderno aborda questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério (pós-parto).

Programa de Fornecimento de Fraldas Descartáveis para pessoas idosas e com deficiências foi criado

Em São Francisco do Conde, a Câmara Municipal aprovou e sanciono a Lei Municipal 561/2019, que autoriza o Poder Executivo, representado pela Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, a fornecer, gratuitamente, fraldas descartáveis para as pessoas que demonstrem a necessidade de uso contínuo ou temporário, mas que não possuem condições financeiras para adquiri-las, através do Programa Municipal de Fornecimento de Fraldas Descartáveis. Ao longo do ano de 2019 foram beneficiadas mais de 70 pessoas, mas para ter acesso ao benefício é preciso:

I – Ter Renda familiar per capita igual ou inferior a 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo;

II – Pessoas com necessidade especiais, aquelas definidas pelo Decreto Federal N°. 3.298/1999;

III – Pessoas idosas, aquelas enquadradas na Lei Federal N°. 10.741/2003 – Estatuto do Idoso.

Aprovado fornecimento de medicamentos não ofertados pelo SUS

A Prefeitura, por meio de aprovação da Câmara Municipal de Vereadores, sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, a fornecer, gratuitamente, medicamentos de uso contínuo ou temporário, não incorporados nos atos normativos do SUS, para as pessoas que demonstrem a necessidade de uso e que não possuem condições financeiras para adquiri-los.

Uma das exigências da Lei Municipal é que a pessoa seja residente de São Francisco do Conde, comprovadamente por mais de 02 (dois) anos. Os medicamentos são fornecidos conforme prescrição médica para pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo.

Após o parecer favorável emitido pela SESAU há o prazo de até 60 (sessenta) dias para a entrega dos medicamentos. Toda documentação deve ser entregue a assistente social das Unidades de Saúde da Família.

Em janeiro, prefeito e comitiva visitaram obras da Saúde (SAMU, CRESAM, CAPS, Academia da Saúde, SFC e Policlínica)

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, visitou obras no município, acompanhado de uma comitiva composta pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Santos Lopes (Pantera), a secretária municipal da Saúde, Eleuzina Falcão, além do secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alex Franco, entre outros.

A visita começou pelo mais novo serviço que compõe a rede municipal de saúde, o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC, na Rua Raimundo Ribeiro (Centro). Em seguida, a comitiva se dirigiu à Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, que existe desde o ano de 2012, para verificar o andamento das reformas. A próxima parada contemplou duas obras integradas em um mesmo espaço: o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e a Academia da Saúde, no bairro do Gurugé, em parceria com o Governo do Estado. Em seguida, todos se reuniram na sede da Policlínica Regional de Saúde de São Francisco do Conde, que beneficiará quase 300 mil habitantes dos municípios que firmaram consórcio para instalação da Policlínica, são eles: São Francisco do Conde, Candeias, Saubara, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Santo Amaro. E, por fim, a comitiva se dirigiu à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, para acompanhar as reformas. Em 2019, SAMU 192 de São Francisco do Conde completou 10 anos.

Fevereiro

Saúde iniciou 2ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual

No dia 05 de fevereiro de 2019, a Secretaria da Saúde – SESAU iniciou a 2ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual, com a participação dos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família USF dos bairros: Nova São Francisco, Caípe deBaixo, São Bento, Socorro, Engenho de Baixo e Muribeca, bem como os profissionais médicos das Unidades do Centro II e Baixa Fria.

Fevereiro Roxo: Agenda da Saúde 2019 abordou Saúde na 3ª Idade

O mês de fevereiro começou com ações alusivas ao tema central da Agenda da Saúde 2019, proposto pela própria SESAU, onde cada mês é destacado através de cores e temas a serem trabalhados com a população franciscana, com o objetivo é designar assuntos relevantes para serem abordados em todos os setores que prestam assistência a população, levando conteúdo de qualidade, combatendo as fake news (notícias falsas que circulam na internet) e informando a população.

Em fevereiro, a cor de destaque foi o roxo e o principal tema a ‘Saúde na 3ª Idade’. O objetivo foi trabalhar atendimentos direcionados ao público idoso; realizar palestras sobre prevenção de quedas; qualificar os cuidadores dos idosos, promover atividades educativas sobre Alzheimer, além de falar sobre sexualidade na 3ª idade.

Rede Cegonha: Rede Municipal de Saúde está garantindo mais cuidado as gestantes

A Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, está contribuindo para uma gestação e parto mais seguros e humanizados. Desde a entrega da nova Ala Obstétrica do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, o município vem fazendo um relevante trabalho na vinculação das gestantes ao hospital municipal. A ação visa o enfrentamento das mortalidades infantil e materna e coloca-se como uma das prioridades da política pública de saúde em todas as instâncias de gestão e assistência.

O objetivo da vinculação é apoiar a mulher, dando a ela e sua família mais segurança e acolhimento. Isso é possível graças a ações de assistência e acompanhamento. Antes do parto, as gestantes que estão no último trimestre e seus acompanhantes (cerca de 15 pessoas por visita) são encaminhados pela Unidade de Saúde da Família ao hospital para conhecer a estrutura física e a equipe, receber informações, bem como esclarecer dúvidas.

A vinculação é possível através do trabalho da Rede Cegonha, que tem como princípios: o respeito, a proteção e os direitos humanos. São objetivos da Rede Cegonha: fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança; além de organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil com acolhimento e resolutividade; com vistas a reduzir a mortalidade materna e infantil.

Essa ação aconteceu em todo ano de 2019 e segue em 2020.

Março

Março Cinza: Complexo de Saúde do Caípe de Baixo abordou o tema “Violência, qual o papel do homem nesse enfrentamento?”

Em São Francisco do Conde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde trabalhou ao longo do mês de março uma série de temas nas Unidades de Saúde da Família e outros serviços de saúde, visando à promoção da saúde da mulher e o compartilhamento de informações e conhecimentos.

A Lei Maria da Penha completou 12 anos. Sancionada em 07 de agosto de 2006, a Lei 11.340 representa um marco para a proteção dos direitos femininos ao endurecer a punição por qualquer tipo de agressão cometida contra a mulher no ambiente doméstico e familiar (http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-08/denuncias-de-violencia-contra-mulher-chegam-73-mil-em-2018).

Março Cinza: USF Centro II realizou ação de valorização da autoestima da mulher e empreendedorismo, com a parceria da SEDEC

Na manhã do dia 14 de março de 2019, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio da Unidade de Saúde da Família – Centro II, promoveu uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), através das ações do Março Cinza, que também trouxe como proposta o combate à tuberculose.

Durante a palestra, a fisioterapeuta e coaching* de autoestima, Rejane Carvalho, falou sobre a importância da autoestima como força propulsora e transformadora. Cerca de 25 mulheres participaram desta ação, que ainda contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC. A secretária daquela pasta, Ana Christina Oliveira, esteve na unidade e falou sobre empreendedorismo feminino e protagonismo.

*Coaching – profissional que trabalha a autoestima para despertar potenciais e melhorar resultados.

São Francisco do Conde promoveu Fórum de Saúde da População Negra, na UNILAB

A Prefeitura, por meio de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, e em prol da saúde da população negra, promoveu diálogo com coletivos e membros da sociedade civil com atuação na área da Saúde para a avaliação e o monitoramento das políticas públicas destinadas ao enfrentamento do racismo institucional (tendo como foco o Sistema Único de Saúde – SUS). O evento contou com a participação da Caravana SDHCJ (Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude). O tema central foi “Saúde Integral da População Negra: Um desafio na Promoção da Equidade e Humanização no Acolhimento do SUS”.

O encontro esteve voltado aos profissionais da rede de atenção à saúde do município, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários de saúde, além de trabalhar também com recepcionistas, vigilantes, motoristas de ambulância, entre outros.

Dia Mundial da Saúde Bucal terá atividades nas Unidades de Saúde

A coordenação de Saúde Bucal do município comemorou no dia 20 de março de 2019, o Dia Mundial da Saúde Bucal. Nesta data, as Unidades de Saúde da Família do município promoveram ações de escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, educação em saúde bucal e a triagem de pacientes com necessidade de tratamento.

Experiência de São Francisco do Conde recebeu destaque positivo durante disciplina de Política de Saúde das Mulheres e Rede Cegonha

O município de São Francisco do Conde foi citado com destaque como uma das poucas cidades entre os 417 municípios do estado da Bahia a aderir a Rede Cegonha – uma ação de saúde pública voltada à atenção e cuidado ao pré-natal e nascimento. Isso aconteceu durante uma aula da disciplina de Política de Saúde das Mulheres e Rede Cegonha, do curso de Obstetrícia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em Salvador.

A Rede Cegonha tem como princípios: o respeito, a proteção e os direitos humanos. São objetivos da Rede Cegonha: fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança; além de organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil com acolhimento e resolutividade.

Prefeitura promoveu Primeiro Simulado de Mesa

Com o objetivo de prevenir a ocorrência de incidentes e minimizar os impactos para a população e o meio ambiente, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu dia 21 de março, o Primeiro Simulado de Mesa de São Francisco do Conde – BA.

Durante o treinamento, ministrado por Ricardo Gouveia, o médico emergencista trouxe passo a passo conceitos importantes para a organização intersetorial durante a ocorrência de um incidente e frisou a importância de um trabalho prévio e articulado.

No período da tarde, o exercício proposto, após a abertura e as explicações, exigiu a organização e integração entre diversos órgãos, a exemplo da: Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros. Esse treinamento visou abarcar diversos tipos de incidentes: explosões, incêndios, acidentes (rodoviário e aéreo), incidentes com produtos químicos perigosos, enchentes, incêndios, intoxicações coletivas, rompimento de barragens e outros.

O Simulado de Mesa foi o primeiro passo do município para a construção do Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública de São Francisco do Conde, que servirá como subsídio para construção de um Plano Municipal.

Participaram do evento a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia e, também, o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, além de empresas sediadas no município que atuam em atividades petrolíferas (COPAGAS, BrasilGás e Liquigás Distribuidora).

Representando a gestão municipal estiveram presentes profissionais da: Secretaria da Saúde (SAMU, Departamento de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Hospital), Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (Defesa Civil e Departamento de Trânsito), secretarias da Educação, de Governo e de Planejamento.

#81anos: Prefeitura entregou reforma da Base do SAMU 192, UTI Móvel e a mais moderna Unidade Avançada do SAMU da região

No dia 25 de março de 2019, a Prefeitura fez a entrega de duas obras na área da saúde: o novo Serviço de Fisioterapia Clínica e a Base do SAMU 192 totalmente reformada. Essa foi a maior reforma já feita no SAMU 192 desde a entrega do equipamento em 2012.

O SAMU 192 foi criado em São Francisco do Conde no ano de 2009. No ano de 2012, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU ganhou um prédio próprio para abrigar a equipe, as duas ambulâncias (Básica e Avançada) e os equipamentos fundamentais para o bom funcionamento deste importante serviço e, em 2019, a Prefeitura entregou a base reformada.

Nesta data, a população passou a contar com o suporte de dois veículos de urgência e emergência que vão prestar um serviço ainda mais qualificado à comunidade, sendo: uma UTI móvel, responsável pelo transporte com conforto e segurança de pacientes graves para hospitais de grande porte, e uma nova Unidade Avançada do SAMU 192, a única de toda região com suporte para transporte neonatal de alto risco.

Entregamos mais uma Unidade Móvel do SAMU, sendo a mais avançada da nossa região, pois é a única que oferece suporte para o transporte neonatal nas condições de segurança necessárias. Em 2018, o Ministério Público questionou o transporte sanitário de recém-nascidos, afirmando que na região não havia veículo que conseguisse garantir esse transporte. Menos de três meses depois, nós estamos entregando esse equipamento que vai atender a São Francisco do Conde e região, pois o SAMU 192 atende de forma regionalizada”, explicou a secretária da Saúde do município, Eleuzina Falcão, na ocasião.

#81anos: Em março, comunidade franciscana passou a contar com novo Serviço de Fisioterapia Clínica

Em 25 de março de 2019, foi entregue o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC, um serviço legitimamente franciscano como suas siglas. Com mais essa obra na área da Saúde, o SFC passou a integrar a rede municipal de saúde oferecendo a comunidade da sede: Pilates de solo e fisioterapias clínica, neurológica, respiratória e ortopédica.

Além dos atendimentos na Rua Raimundo Ribeiro, o SFC também presta atendimento a todo região em torno do Caípe de Baixo, atendendo dentro do Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, beneficiando os bairros de: Jabequara, Caípe de Cima, Calmonte, Curupeba, Engenho de Baixo e as ilhas das Fontes e do Paty, além da Muribeca e Ferrolho.

O grande diferencial deste serviço é que os pacientes acamados recebem atendimento em domicílio e não precisam se deslocar nem até o Complexo, nem para a Sede para garantir o atendimento. Hoje, são cerca de 180 acamados que recebem cuidados, gerando cerca de 330 atendimentos mensais.

20 anos de Saúde da Família foi celebrado com a entrega da Unidade do Calmonte

Em celebração aos 20 anos da Estratégia de Saúde da Família em São Francisco do Conde, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, entregou a nova sede da Unidade de Saúde da Família do Calmonte, que também atende ao bairro da Curupeba.

O município tem 100% de sua área coberta com Unidades de Saúde e agora estamos investindo em melhores estruturas físicas, para garantir mais saúde e prevenção“, afirmou o prefeito Evandro Almeida, durante o evento. Essa unidade beneficia mais de 2.700 pessoas.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Abril

Influenza 2019: Campanha de Vacinação contra a gripe começou em 10 de abril

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realizou a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 04 de maio, o Dia Nacional de Mobilização.

Na campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, foram vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Hemóvel retornou ao município para Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea

‘No coração franciscano pulsa solidariedade’! Com esse mote, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, convidou a comunidade franciscana a doar sangue e fazer o cadastro de medula óssea no Hemóvel. O objetivo da campanha foi salvar vidas, através de um ato de solidariedade.

Em 2018, foram 132 doações de sangue e 113 cadastros novos para o banco de medula do HEMOBA. Já em 2019, foram 177 bolsas coletadas e 60 cadastros para doação de medula. Totalizando 267 corações solidários.

São Francisco do Conde apresentou 03 experiências exitosas na Mostra COSEMS Bahia 2019 – Aqui tem SUS

O município de São Francisco do Conde compartilhou, com gestores e técnicos da área da Saúde dos 417 municípios baianos, três experiências inovadoras na área da Saúde durante a Mostra do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia – COSEMS/BA, no dia 11 de abril de 2019, na União dos Municípios da Bahia – UPB, em Salvador.

Os três trabalhos que renderam elogios ao município franciscano foram: Serviço de Fisioterapia Domiciliar: “Contribuições para continuidade do cuidado aos usuários do SUS, de São Francisco do Conde”; Criação do Grupo Condutor da Rede Cegonha: “Avanços e desafios no município de São Francisco do Conde – Ba”; A Pesca Artesanal no Município de São Francisco do Conde – Ba: “Dos riscos à valorização da saúde”.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada por 14 avaliadores representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/BA), Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além do momento ímpar, que proporcionou a troca de vivências, através da mostra foram selecionados 36 trabalhos que representaram o estado da Bahia no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, ocorrido de 02 a 05 de julho, em Brasília – DF.

Pelo segundo ano consecutivo, município apresentou experiências exitosas no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Através da “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, o município de São Francisco do Conde compartilhou, com gestores e técnicos da área da Saúde dos 417 municípios baianos, três experiências inovadoras na área da Saúde durante reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Bahia – COSEMS/BA, no dia 11 de abril de 2019, na União dos Municípios da Bahia, em Salvador.

O trabalho que levou o município para a etapa nacional foi: Serviço de Fisioterapia Domiciliar: ‘Contribuições para continuidade do cuidado aos usuários do SUS, de São Francisco do Conde’. Na edição do CONASEMS 2018, o município franciscano teve sua experiência reconhecida nacionalmente como a melhor na Atenção Básica e, em esfera estadual, São Francisco do Conde também recebeu o prêmio Irmã Dulce, pelo ‘Acolhimento Pedagógico’.

Pré-Natal Odontológico: Saúde bucal da gestante e do recém-nascido é tema de capacitação

Em 10 de abril, a Secretaria da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, reuniu seus profissionais dentistas e auxiliares de Saúde Bucal – ASBs, com o objetivo de chamar a atenção para atuação dessas categorias no pré-natal odontológico das gestantes. O objetivo dessa atividade, promovida pela coordenação de Saúde Bucal do município, foi ofertar mais saúde e bem-estar as gestantes, bem como um pré-natal e acolhimento mais qualificados e humanizados.

O Pré-Natal odontológico é uma das ações preconizadas pela Rede Cegonha. “As gestantes ficam mais propensas a problemas periodontais que, quando não diagnosticados no tempo certo e tratados, podem estar associados ao nascimento prematuro e ao baixo peso neonatal, por isso neste período é de extrema importância o atendimento odontológico”, frisou o coordenador de saúde bucal do município, Robson Tunes.

Instituto de Nefrologia do Recôncavo beneficiará São Francisco do Conde e outras cidades da região

Através de uma parceria entre o Governo do Estado, 06 municípios do Recôncavo Baiano e a iniciativa privada, a Prefeitura de Santo Amaro inaugurou em 12 de abril de 2019, o Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE, que atenderá os moradores do município santo-amarense, bem como as cidades de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara.

Com essa importante entrega, a saúde pública da região ganhou um equipamento de grande relevância no tratamento dos pacientes que sofrem de insuficiência renal. São Francisco do Conde atende com transporte e Tratamento Fora do Domicílio (TFD) 35 pacientes renais, que são levados três vezes por semana para processo de hemodiálise.

Em 23 de abril, 45% das crianças do município tinham sido protegidas da influenza (gripe)

Em São Francisco do Conde, até 23 de abril, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) já havia imunizado 45% das crianças com idade entre 06 meses e menores de 06 anos (até cinco anos e 11 meses), através das 16 Unidades de Saúde da Família do município. A SESAU adotou a estratégia de também vacinar nas escolas da Rede Municipal de Educação, visando garantir que a proteção chegasse a todas as crianças na faixa etária da campanha.

I Workshop Segurança do Paciente’ das Unidades HDACAL e PA de Muribeca aconteceu em 30 de abril

Secretaria da Saúde – SESAU e Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima promoveram a conscientização para a Segurança do Paciente, realizando o I Workshop Segurança do Paciente das Unidades HDACAL e PA de Muribeca, no dia 30 de abril de 2019, na sala de reunião do hospital. A Segurança do Paciente é um dos atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Com auditório lotado, município realizou a V Conferência Municipal de Saúde, na Câmara

Em 2019, município de São Francisco do Conde promoveu sua V Conferência Municipal de Saúde. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, São Francisco do Conde contou com cerca de 280 inscritos. O evento foi uma proposta do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, para proporcionar um espaço democrático e acolhedor aos usuários do Sistema Único de Saúde e tratar de temas fundamentais à saúde nas esferas municipal, estadual e federal.

São Francisco do Conde inovou com Licitações Eletrônicas na área da Saúde

Em 03 de maio de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, deu um pontapé em inovação com as Licitações Eletrônicas, através do site do Banco do Brasil. Todo o processo de contratação de empresa e tomada de preços é feito de maneira eletrônica.

O objeto licitado é a contratação de empresa para o fornecimento de equipamentos para uso nas Unidades de Saúde da Família e Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, atendendo as necessidades do município de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde. Isso representa para o município uma maior concorrência de empresas, com uma maior oferta de produtos e preços mais competitivos para compra. Essa foi a primeira vez que o município utilizou a plataforma do Pregão Eletrônico.

Maio

São Francisco do Conde participou de seminário sobre mortalidade materna promovido pelo Ministério Público

O Ministério Público (MP) estadual promoveu no dia 20 de maio de 2019, o Seminário sobre Mortalidade Materna, no auditório da sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia. O evento buscou debater o óbito materno, tanto nos contextos de violência doméstica como por causas naturais. Diante desse importante debate, São Francisco do Conde se fez presente enviando representantes dos departamentos de: Atenção Básica (DAB), porta de entrega dos usuários no Sistema Único de Saúde e responsável pelo pré-natal; Vigilância Epidemiológica (VIEP), responsável pela investigação de óbitos materno e fetal; e o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), que faz o pré-natal de alto risco e compreende também a assistência hospitalar. Estiveram representando o município e seus departamentos: Fernanda Alves (DAB), Maria Elisabeth da Silva Freire (VIEP) e Sheila Cerqueira Damasceno de Oliveira (DMAC), ambas representando a Câmara Técnica de Investigação de Óbitos.

O evento foi realizado por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do MP-BA.

Luta Antimanicomial foi lembrada em uma comemoração do CAPS

Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enoque Valentim Filho realizou em 24 de maio, uma atividade no Espaço Viver Julieta Santos Machado, no bairro do Gurugé. A programação incluiu alongamento, ginástica, dinâmicas, rodas de conversa, musicoterapia e lanche. A equipe do CAPS conta com médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, farmacêutico, além de técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo e outros.

O CAPS é um serviço ambulatorial de atenção diária que executa as atribuições de supervisão e de regulação da rede de serviços de saúde mental. Ele serve para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas portadoras de problemas psicossociais. O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Prefeitura capacitou comerciantes da feira livre de São Francisco do Conde em uma ação intersetorial

A Prefeitura capacitou em 28 de maio, comerciantes da feira livre em uma ação intersetorial entre as secretarias. A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio de uma ação da Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), participou de um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) com o objetivo de discutir problemas e soluções para as situações encontradas nas feiras livres do município. Também fizeram parte desse evento os feirantes locais, bem como membros das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP e de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP.

Durante a ação, a Vigilância Sanitária e Ambiental trabalhou temas como: boas práticas de manipulação de alimentos, condições higienicossanitárias em feiras livres e riscos à saúde associados ao consumo de produtos comercializados em condições inadequadas de higiene.

Junho

Arraiá do Chico 2019: Saúde ofereceu serviços no circuito dos festejos

Visando oferecer serviços da melhor qualidade aos cidadãos franciscanos e visitantes durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU preparou um plano de ação nos dias do Arraiá do Chico 2019.

No entorno da festa aconteceram ações como: a distribuição de preservativos, vigilância de barracas e foi montado um Pronto Atendimento em Saúde próximo ao circuito na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, no bairro da Santa Rita, das 19 às 04h da manhã. Além do circuito do Arraiá do Chico, na orla marítima, foram feitas inspeções nos bairros de Campinas e Paramirim.

São Francisco do Conde esteve representado durante as ações do 4° Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enoque Valentim Filho, esteve representado pela assistente social Veralice Cardoso Campos, que atua em São Francisco do Conde na área da Saúde Mental, há mais de 20 anos. Ela participou de uma roda de conversa visando a troca de experiências. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho, na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

O 4º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental teve como objetivo refletir acerca das repercussões do racismo, da violência de gênero e dos conflitos de classe que estão na gênese do sofrimento social e psíquico de pessoas e coletivos. Buscando também refletir sobre a garantia de direitos e o exercício da cidadania, com destaque para estratégias de inclusão produtiva pelo trabalho e pela economia solidária, bem como os processos de valorização e reconhecimento social das pessoas com experiências de sofrimento mental.

Julho

São Francisco do Conde apresentou trabalho em Congresso Nacional pelo segundo ano consecutivo

São Francisco do Conde teve um de seus trabalhos selecionados entre os 36 que representaram o estado da Bahia no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, em Brasília – DF.

Durante o evento, foi promovida a 16ª edição da “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”. Neste espaço, o município apresentou para todo o Brasil o trabalho: Serviço de Fisioterapia Domiciliar: ‘Contribuições para continuidade do cuidado aos usuários do SUS, de São Francisco do Conde’.

Em 2018, na edição do CONASEMS, o município franciscano teve sua experiência reconhecida nacionalmente como a melhor na Atenção Básica e, em esfera estadual, São Francisco do Conde também recebeu o prêmio Irmã Dulce, pelo trabalho de ‘Acolhimento Pedagógico’.

Julho Verde e Amarelo: Saúde promoveu ações sobre hepatites, dengue e prevenção de acidentes

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através das Unidades de Saúde da Família, promoveu ações em combate ao mosquito Aedes Aegypti. O objetivo foi conscientizar a população a tornarem-se multiplicadores no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Durante o mês também foram abordados os temas: hepatites e prevenção de acidentes.

Unidade de Saúde do Caípe de Baixo e estudantes contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Unidade de Saúde da Família – USF Caípe de Baixo realizou uma atividade do Programa Saúde na Escola – PSE, em parceria com o Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho. A atividade foi uma caminhada pelas ruas do bairro, com o lema principal “Comunidade Consciente: Caípe e Região livres da dengue, zika e chikungunya”. Os estudantes levaram faixas e partiram para a conscientização corpo a corpo com a comunidade.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, unindo a promoção da saúde e educação integral na rede pública de ensino.

Unidade de Saúde da Família de São Bento falou sobre Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil

A Unidade de Saúde da Família – USF São Bento realizou mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), desta vez, na comunidade da Roseira – Escola Antonina Olímpia Pessoa da Silva – tendo como tema “Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil”. Ao todo, 36 crianças participaram desta atividade que contou com a participação da nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, Silvanice Arcanjo.

Ao final da atividade, a equipe de saúde do bairro exibiu um vídeo falando a respeito da importância das frutas e verduras para uma alimentação saudável.

Skip to content