Reunião com Agentes de Endemias discutiu melhorias para a categoria

Aconteceu na manhã da segunda-feira (17), no Gabinete da Prefeitura, uma reunião entre o gestor municipal e os Agentes de Endemias para discutir melhorias nas condições de trabalho para a categoria, assim como a regularização de incentivos a estes profissionais. Além do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, demais autoridades estiveram presentes na reunião, como o deputado federal Jorge Solla, o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), a secretária da Saúde Eleuzina Falcão, o presidente do SINDSEFRAN, Eduardo Alves, e o superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana.

Na oportunidade, o prefeito enfatizou a importância da reunião não só para os Agentes de Endemias, mas também para os profissionais da área da Saúde. “Graças a Deus a reunião fluiu muito bem. Mais um nó que estamos desatando aqui no município. Uma luta de mais de 14 anos, que estamos chegando a uma solução. A gestão sempre tem procurado dialogar com as categorias e os sindicatos para resolver os problemas. Eu sempre prezo pelo diálogo e pela diplomacia para solucionar o problema e graças a Deus isso tem dado bons resultados para o município”.

Nessa perspectiva, o deputado federal Jorge Solla também discorreu sobre a relevância da pauta. “É um disjuntor onde temos todos os atores sociais envolvidos na questão, desde os profissionais até o prefeito da cidade. Conseguimos avançar, inclusive com a Secretaria Municipal da Saúde, tendo obtido uma declaração da secretaria estadual, através do Núcleo Regional de Saúde, que dará fundamentação necessária para que agora a Assessoria Jurídica possa debruçar diante dos fatos e com certeza rapidamente viabilizar essa ação tão almejada durante esses anos. A efetivação dos agentes enquanto servidores públicos municipais do quadro permanente se dá não somente pelo reconhecimento do trabalho que eles desenvolvem, mas vem a proporcionar uma estabilidade para que eles possam continuar empreendendo esses esforços tão importantes para a população de São Francisco do Conde”.  E completou: “o mandato está à disposição e temos buscado colaborar com todos os agentes de fortalecimento da saúde, do projeto da UNILAB, com as pautas que o prefeito tem conquistado, e vamos continuar buscando trabalhar junto com Evandro, com os vereadores e com a população franciscana para que a gente conquiste cada vez mais políticas públicas que venham melhorar a vida da população”.

A secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, assim como as demais autoridades, também reforçou a importância desse encontro com os Agentes de Endemias. “É uma reunião muito importante, primeiro porque reconhecemos o papel dos Agentes de Endemias no território. São agentes que estão atuando há mais de 20 anos. É importante lembrar que quando nós vivemos aquela situação de tríplice epidemia no Estado da Bahia, São Francisco do Conde foi um dos municípios que transitou dentro dessa situação com um certo conforto, com números reduzidos de casos, e tudo isso é resultado do trabalho desses profissionais e dessa equipe. Então, é extremamente importante o reconhecimento do trabalho e o reconhecimento de um direito que é legítimo”.

O Agente de Endemias, Júnior Alves, ressaltou a iniciativa da gestão municipal no diálogo com os profissionais. “Há muito tempo a gente vem buscando e lutando pelo reconhecimento da categoria, e hoje essa gestão tomou a iniciativa de nos receber em diversas ocasiões, tendo hoje esse êxito grandioso. Espero que se concretize tudo da melhor forma”.