Outubro Rosa: Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama aconteceu no Caípe

Foi realizado na manhã da última quarta-feira (17), pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, no bairro do Caípe de Baixo, o Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama. 

O evento faz parte das ações previstas para o Outubro Rosa, que acontece durante todo esse mês em todas as 16 Unidades de Saúde da Família do município.

No Caípe, foram realizadas palestras com o intuito de compartilhar informações, esclarecer dúvidas e promover a conscientização sobre o câncer de mama e a saúde da mulher.

A enfermeira do núcleo, Mariete Fonseca, lembrou a importância das mulheres do município comparecerem às unidades de saúde e realizarem seus exames preventivos: “É muito importante fazer o autoexame e estar atenta aos sinais em nosso corpo. O câncer quando descoberto precocemente, as possibilidades de cura são ainda maiores”, explicou.

Já a coordenadora de Fisioterapia do município, Rejane Carvalho, falou sobre a autoestima da paciente, que precisa continuar se cuidando, buscar forças e fazendo o que gosta, o que lhe dá prazer e sentido na vida. “O autoconhecimento melhora a autoestima e, consequentemente, isso nos leva a ter mais saúde”, explicou.

Também participaram do evento, as integrantes do Grupo As Poderosas Iluminadas, Teresa e Helena, que relataram suas vivências e experiências durante o tratamento do câncer.

Quem também se fez presente na ação foi o vereador Luís Alberto Cruz (Luís de Nem), que destacou a importância de ações como essa para que as mulheres possam se cuidar ainda mais.

 

 

Skip to content