Sábado (04) aconteceu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, convocou a população prioritária da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para o Dia D, que aconteceu no sábado (04).

As 16 Unidades de Saúde da Família do município funcionaram das 08h às 17h, para a imunização de todos os públicos da campanha. Além disso, também foi possível atualizar a caderneta de vacinação.

Estão inseridos no público-alvo da campanha: as crianças com a faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto) e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Este dia foi preparado do ponto de vista técnico e operacional com todas as equipes, que já se encontram nas Unidades de Saúde. Durante todo o dia a SESAU esteve acompanhando, monitorando e enviando dados ao Ministério da Saúde”, explicou a secretária Eleuzina Falcão.

Durante o Dia D da Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza também foi feita a imunização em postos volantes, circulando em várias localidades do município.

O objetivo dessa estratégia de vacinação é intensificar a cobertura do público-alvo, que ainda não buscou as Unidades de Saúde e também fazer a busca ativa por pacientes que tenham dificuldade de locomoção ou que residam em locais distantes dos postos.

As equipes itinerantes percorreram diversos bairros como: Roseira, São Bento, Assentamento Milton Santos (em Paramirim), Santa Elisa, Dom João, Fazenda Macaco, a região do Cais em São Bento, Gurugé, Madruga, Vencimento, Loteamento São Jorge e Jabequara das Flores, entre outros.

Cobertura de gestantes: 64,57%, puérperas 80%, crianças de 06 meses a dois anos 74%, de 02 a 04 anos 85%, crianças de 05 anos 104%. Idosos 83% e pessoas com comorbidades* 32%. Totalizando 64,12%, no dia 06/05/2019.

*Comorbidade é a existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa.

Quem deve tomar a Vacina contra o vírus Influenza?

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto) e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Não esqueça de levar o cartão de vacinas! A vacinação termina dia 31 de maio de 2019.