Saberes e Fazeres Terapêuticos Quilombolas é destaque na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No dia 31 de julho, no canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira, será transmitido o Seminário Fitoterápicos Saberes e Fazeres Terapêuticos Quilombolas, que compõe a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nele, será apresentada, em vídeo, uma roda de conversa que aconteceu na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada no Monte Recôncavo, na última quarta-feira (22).

“A roda de conversa foi realizada com as nossas cientistas quilombolas – assim mesmo que elas se intitulam.  Essas mulheres possuem um conhecimento fitoterápico magnífico que precisa ser respeitado, valorizado e transmitido”, destacou a diretora da Duque, Roseane Medeiros.

A estudante Maria das Graças de Jesus também participou da Roda de Conversa, representando os estudantes da Educação de Jovens e Adultos –  EJA.

Antes da pandemia do COVID-19, a Escola Municipal Duque de Caxias iria sediar o Seminário, uma iniciativa da Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável. Devido à situação de isolamento social,
o formato foi alterado, mas o Seminário de Fitoterápicos Saberes e Fazeres Terapêuticos Quilombolas poderá ser acompanhado pelo endereço:

Ainda segundo a gestora da Duque, “é um grande ganho para a comunidade poder fazer parte desse Seminário, assim como para a escola, é uma experiência muito boa. Infelizmente nossos estudantes não estiveram presente à roda de conversa, mas poderão acompanhar via internet. Além disso, teremos este material pedagógico disponível, o que também nos ajudará bastante”, concluiu a gestora.