SAMU 192 contou com auxílio do helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) durante salvamento em São Francisco do Conde

Em São Francisco do Conde, a equipe de profissionais do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) teve o importante auxílio do helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), durante o salvamento de um paciente residente da Muribeca, de 28 anos.

Devido à gravidade da ocorrência, o veículo aéreo foi acionado pelo Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima e o uso do helicóptero do Graer foi decisivo para continuidade do tratamento que já vinha sendo realizado pelos profissionais do SAMU municipal. Eles acompanharam o paciente até o Estádio Municipal Otávio Junqueira Ayres, onde aconteceu a transferência. O paciente foi transportado com sucesso para Salvador em cerca de 10 minutos e seu atual estado de saúde ainda é grave.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), unidade aérea de segurança pública, foi criado em 08 de novembro de 2006, por meio da lei nº 10.403, vindo a iniciar oficialmente suas operações no dia 08 de dezembro do mesmo ano.

As aeronaves são equipadas com itens de salvamento em altura, aquáticos, para atendimentos pré-hospitalares, além de armamento e munição. Embora o que caracterize o Graer sejam as atividades aéreas, o trabalho em solo é igualmente importante, pois é na Central de Operações que as ocorrências são monitoradas e, sempre que necessário, recebem o suporte aéreo da PMBA.

O Graer realizou uma parceria com o SAMU Metropolitano, para auxílio no suporte com resposta imediata, ajudando a salvar vidas. O município de São Francisco do Conde integra o SAMU Metropolitano.