Santo Estevão será palco da Regata Centenária de Canoas, Lavagem da Igreja de Santo Estevão, Show Gastronômico e do I Festival de Mariscos

O bairro de Santo Estevão irá promover nos dias 16 e 17 de dezembro a Regata Centenária de Canoas, a Lavagem da Igreja de Santo Estevão, Show Gastronômico e o I Festival de Mariscos.

Essa é uma iniciativa da Associação Beneficente dos Moradores de Santo Estevão (ABEMSE) com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde através das secretarias municipais de Cultura (SECULT), de Turismo (SETUR), de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP) e de Governo (SEGOV).

Santo Estevão é um dos bairros situados em São Francisco do Conde. Está localizado a sudeste da sede do município, numa pequena ponta da faixa litorânea de São Francisco do Conde. A população local é formada basicamente por pescadores e marisqueiros que extraem do manguezal vários tipos de moluscos para comercialização e em maior escala para a subsistência.

O evento buscará a valorização da tradicional Regata de Canoas e Lavagem da Igreja de Santo Estevão, dos produtos e da cultura local. De acordo com o cenário atual e pensando em proporcionar lazer e renda para os moradores de Santo Estevão, o festival será realizado como forma de externar a identidade gastronômica, do bairro, com toda riqueza da mesma. O festival também contará na sua programação com apresentação de shows musicais de artistas locais, manifestações culturais, eleição da rainha e princesas dos marisqueiros, exposição de peças artesanais produzidas por pessoas da comunidade franciscana; serão servidos pratos elaborados a partir de produtos tradicionais, principalmente os extraídos pelos nossos pescadores e marisqueiros, fomentando a economia através do incentivo do consumo de frutos do mar.

O I Festival de Mariscos será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde pessoas de nossa cidade e região possam mostrar seus trabalhos à comunidade, familiares e visitantes. Serão montadas barracas onde serão comercializados pratos da culinária local e comercialização de artesanatos produzidos na própria região. O local do festival será na praça principal, chamada “Praça da Ponta”, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2017.

A Lavagem da Igreja de Santo Estevão – padroeiro local – acontece sempre no mês de dezembro e é um evento que conta com a participação de fiéis e moradores da comunidade. A lavagem sai do Ilhote e segue pelas ruas do bairro até a igreja do santo padroeiro. A lavagem da Igreja de Santo Estevão abrirá o segundo dia de festa.

A Corrida de Canoas de Santo Estevão é um evento tradicional que acontece há muitos anos no município. Com tradição de 105 anos, a regata conta, todos os anos, com a participação de canoas, vindas de localidades variadas, entre elas: Ilha de Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora (Salvador); Caboto (Candeias); Acupe (Santo Amaro); Bom Jesus dos Pobres (Saubara) e Maria Guarda (Madre de Deus). A competição reúne cerca de 250 competidores com cerca de 25 canoas. A largada será dada em Bom Jesus dos Passos (Salvador) em direção a Santo Estevão (São Francisco do Conde). Os vencedores receberão troféus e premiações em dinheiro.

Confira a programação completa do evento

16/12/2017

·         10h – Abertura

·         Apresentação de bandas locais