São Francisco de Ponta a Ponta: Professores da rede municipal de ensino desbravam o território

Na última quarta-feira, 22 de novembro, professores, coordenadores e gestores do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de uma atividade de campo, promovida pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. Durante todo o dia, os membros da excursão visitaram a Ilha de Cajaíba, o aterro sanitário Hera Ambiental e a Ilha do Paty.

A ação faz parte do projeto São Francisco do Conde de Ponta a Ponta, que tem como principal objetivo, apresentar aos docentes, diversos aspectos ambientais do município, para que possam, posteriormente, trabalhar pedagogicamente, de forma interdisciplinar, com os estudantes em sala de aula.

Participaram da atividade, profissionais de educação oriundos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, do Centro Educacional Claudionor Batista e do Programa Educa Chico. Segundo os coordenadores locais do Educa Chico, Liane Nascimento e Laécio Guedes, “a formação sobre preservação do meio ambiente foi importante para nós, primeiro, porque conhecemos uma São Francisco do Conde que desconhecíamos em seu potencial de riqueza e beleza, e, segundo, porque tivemos a oportunidade de ver que a nossa riqueza está sendo vitimada por conta da ação desumana do homem. Quando vimos que os nossos manguezais estão poluídos, nos sentimos impotentes e com desejo de mudanças, através da conscientização e formação ambiental da população franciscana. Desta forma, precisamos promover ações efetivas voltadas para a preservação do nosso patrimônio, que é a nossa cidade juntamente com toda população”.

A aula de campo também promoveu observações mais detalhadas da Baía de Todos-os-Santos, que banha as terras do município e é a segunda maior baía do mundo (depois do Golfo de Bengala) e a maior do Brasil, abrangendo os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Vera Cruz.

Segundo Angélica Paixão, gerente de Educação Ambiental da SEDUC, “a aula de campo foi extremamente produtiva. Alcançamos o objetivo de proporcionar aos professores percepção de cenários ambientais bem diversos, áreas de Manguezal preservado e áreas com intensa intervenção antrópica e consequente degradação, além da observação de equipamentos em funcionamento no município, a exemplo das instalações do aterro sanitário. Acredito que os desdobramentos pedagógicos serão bem significativos”.

ROTEIRO

A Ilha de Cajaíba localiza-se em frente a orla da sede de São Francisco do Conde, apresenta oito quilômetros de extensão, sendo conhecida por sua história e por sua beleza natural. A sua ocupação remonta à época do Brasil Colônia, quando nela foi implantado um engenho para produção de açúcar, o Engenho da Ilha de Cajaíba. É uma ilha particular.

Aterro Sanitário foi instalado em 2009 e é de responsabilidade da empresa Hera Ambiental LTDA. Fica situado na Fazenda Usina São Paulo, Rodovia BA-522, KM 08, Zona Rural (propriedade particular). É permitido ao aterro receber resíduos classe II-A e II-B, em uma área total de 140,57 ha de ocupação. O município de São Francisco do Conde destina para este aterro todo resíduo coletado no território municipal, com exceção do lixo hospitalar.

A Ilha do Paty é uma das 16 localidades que compõem o distrito de Mataripe. É uma das quatro ilhas localizadas no município de São Francisco do Conde, as demais são: Ilha das Fontes (habitada por moradores locais, sob a gestão da Prefeitura Municipal) e as ilhas de Bimbarra e Cajaíba, pertencentes à iniciativa privada.