São Francisco do Conde: cinco alunas da rede municipal são aprovadas no IFBA

ifba2

Recentemente, o município de São Francisco do Conde recebeu uma excelente notícia: alunos da rede municipal foram aprovados no Instituto Federal da Bahia (IFBA), instituição presente nos estados brasileiros, reconhecida nacionalmente pela qualidade de ensino, e consequentemente, pela dificuldade em conseguir uma vaga. Para entrar é necessário realizar uma prova, que caracteriza a seleção.

Foi através desta prova que cinco alunas, do 9º ano, do Centro Educacional Claudionar Batista (CECBA) foram aprovadas no processo seletivo 2014 e já estão em fase de entrega de documentação para estudar no IFBA, de Santo Amaro. A escola, a partir do interesse de 14 alunos inscritos na seleção, resolveu oferecer aulas de reforço no turno oposto a aula, durante três vezes na semana, para possibilitar que os candidatos tirassem dúvidas e se preparassem melhor para concorrer a vaga.

“Para gente foi uma experiência fantástica. É muito gratificante saber que nosso trabalho gerou bons frutos. Que contribuímos para formação desses alunos. O IFBA é referência no Brasil inteiro e ver nossos meninos conquistando esse espaço é sensacional. Agora vamos buscar alavancar isso e trabalhar mais ainda este ano para que mais alunos consigam a aprovação”, destaca da diretora do CECBA, Lélia Alves.

IFBA

Atualmente, na Bahia, o Instituto possui 16 campi e 5 núcleos avançados: Barreiras, Camaçari/núcleo avançado em Dias D´Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso/núcleo avançado em Euclides da Cunha e Juazeiro, Porto Seguro, Salvador/núcleo avançado em Salinas da Margarida, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista/núcleo avançado em Brumado e Seabra.

O IFBA, em conjunto com as instituições que compõem a Rede Federal, comemorou, em 2009, o Centenário da Educação Profissional e Tecnológica. Criada a partir do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, com a implantação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completou um século de ensino profissional gratuito aos brasileiros. Ainda este ano, serão 208 novas unidades, distribuídas em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal.