São Francisco do Conde deu boas-vindas a terceira turma de estudantes de Medicina da UNEB

São Francisco do Conde recebeu nesta última segunda-feira, 22 de outubro, mais uma turma de estudantes de Medicina da UNEB para compartilhar experiências e saberes. A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através da Diretoria de Planejamento em Saúde – DIPLAN, ficou encarregada de promover o acolhimento desses alunos, além de apresentar o município e as condições socioeconômicas, bem como, o perfil epidemiológico e situação de saúde dos franciscanos.

A terceira turma de estudantes da UNEB que chegou ao município trouxe 21 alunos que vão se inserir em atividades da saúde pública municipal, como parte do currículo do curso, conhecendo a comunidade e participando do seu dia a dia, colocando em prática conteúdos aprendidos em sala de aula, sempre acompanhados pelo professor da universidade, Márcio Costa de Souza, e pelos profissionais do município.

A proposta é que ao final da vivência, os estudantes deem sugestões de ações e melhorias que possam ser implantadas, através de suas observações.

Na primeira etapa da vivência, os alunos vão visitam o município entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018 e, depois de conhecerem o município, eles voltam entre os dias 19 e 22 de novembro para ajudar na construção de ações relacionadas às campanhas de combate ao câncer: Outubro Rosa e Novembro Azul.

Durante a apresentação inicial de Juliana Lima, enfermeira da DIPLAN, que mostrou aos alunos a rede municipal de saúde e seus serviços, explanou sobre diversos dados importantes que servem de referência para a aplicação de recursos nas políticas públicas de saúde.

No encontro, os estudantes de Medicina da UNEB relataram a grande expectativa que trouxeram com relação às experiências que serão vividas aqui no território de São Francisco do Conde, com base no relato de outros colegas que já tiveram a mesma vivência no município e falaram muito bem dos serviços e do acolhimento da comunidade franciscana.

Eles também se colocaram à disposição para contribuir com as ações de promoção e prevenção de saúde no município.

Os estudantes da UNEB vão conhecer as Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros de: Baixa Fria, São Bento e Nova São Francisco.