São Francisco do Conde é o 2º município com melhor Índice de Desenvolvimento Municipal, aponta FIRJAN

De acordo com pesquisas e estudos econômicos realizados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, divulgados no último domingo (02) pelos principais meios de comunicação do Brasil, São Francisco do Conde foi o 2º município baiano com melhor Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM, superando cidades maiores como Feira de Santana, Barreiras, Pojuca e Lauro de Freitas.

São Francisco do Conde, que anterior à atual gestão municipal aparecia em 19º lugar, agora se apresenta com elevados índices de desenvolvimento e melhorias em educação, saúde e geração de emprego e renda. Em todas estas categorias, o município aparece nas melhores classificações: Desenvolvimento Moderado e Alto Desenvolvimento; com pontuações que variam entre 0.7469 a 0.8299. Para essa edição de 2012, a FIRJAN utilizou como referência o ano 2010.

Entre os destaques da saúde estão à estruturação da atenção básica; organização dos serviços em rede; criação de um centro de referência para a mulher; queda de mortalidade e de desnutrição infantil. Já na educação houve crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB; criação de programas para universitários; implantação de uma rede de proteção para estudantes e a inauguração da Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afrobrasileira – Unilab. Além desses fatores, a cidade cresceu de forma organizada com a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – PDDU e se destaca na qualidade de Gestão Fiscal, no que se refere à receita própria, gasto com pessoal, liquidez e custo da dívida.

Quem desejar conferir as tabelas com os resultados da pesquisa pode acessar o site: www.firjan.org.br.