São Francisco do Conde é pioneira no Recôncavo Baiano em odontologia em âmbito hospitalar

sao francisco do conde silvana sampaio

sao francisco do conde 3A Prefeitura de São Francisco do Conde inaugurou um novo serviço para a comunidade na última terça-feira, dia 07 de junho, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, compreendendo a importância da multidisciplinaridade nos serviços prestados à comunidade. Com isso, a SESAU passará a prestar o serviço de odontologia em âmbito hospitalar, no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL. A coordenação técnica do serviço é de Silvana Sampaio Seixas (CROBa 7350).

São Francisco do Conde é precursora da odontologia em âmbito hospitalar no Recôncavo. Esse trabalho é pioneiro e atende ao princípio da integralidade na saúde. A boca é a porta de entrada de diversos microrganismoe afeta toda a saúde do paciente. Com esse novo serviço, a gente busca tratar o paciente de maneira global, reduzindo as infecções secundárias e o tempo de internamento no hospital”, explicou a coordenadora Silvana Sampaio Seixas.

Parte do trabalho é coordenar e orientar os profissionais de enfermagem que cuidam da higiene oral do paciente. “Apesar de já ter sido regulamentada pelo Conselho, essa é uma ação pioneira aqui em São Francisco do Conde. Estudos demonstram a efetividade desse tratamento, não só no barateamento dos custos, mas, principalmente, na redução das infecções. O Conselho de Odontologia está disposto a ajudar em qualquer dificuldade que o município possa ter”, declarou Mateus Dias, membro do Conselho Regional de Odontologia da Bahia.

O secretário da Saúde de São Francisco do Conde, Marco Aurélio Bartolomeu dos Santos, falou da satisfação em trazer mais esse serviço à comunidade franciscana: “eu tinha um paciente internado que precisava de uma cirurgia cardíaca e, por conta de problemas na boca, a cirurgia estava sendo protelada. Em conversa com o coordenador de Saúde Bucal do município, Daniel Campelo, ele me disse que havia uma profissional qualificada no nosso quadro. O que vejo no serviço público são pessoas altamente qualificadas sendo subutilizadas. Eu fiquei satisfeito em saber que o município tinha uma profissional deste nível e quero dizer que estou aqui para ouvir as idéias dos profissionais e renovar. Eu quero mudar paradigmas. Essa cidade é conhecida como a maior renda per capita do Brasil, mas eu quero que ela seja conhecida por ter também a melhor saúde do Brasil”, frisou o secretário.

Odontologia Hospitalar pode ser compreendida por cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade. A odontologia integrada ao hospital permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente e expande o atendimento de saúde bucal à população.