São Francisco do Conde e todos os 417 municípios baianos se reuniram na reunião da Comissão Intergestores Bipartite 2019

Na última terça-feira, 22 de janeiro de 2019, a Secretaria Estadual da Saúde – SESAB convidou secretários de saúde e prefeitos dos 417 municípios baianos para participar da reunião da Comissão Intergestores Bipartite 2019. Na oportunidade, foi discutida a reprogramação da Programação Anual Integrada (PPI) do Estado do Bahia.

A Comissão Intergestores Bipartite tem por objetivo pactuar e organizar o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde”, explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Conseguimos aprovar a nova PPI do Estado da Bahia. Há 09 anos começamos esse processo de discussão foi uma luta com muitos entraves, mas ouvimos os municípios, o estado e as áreas técnica buscando o que era melhor para todos, sobretudo para as 15 milhões de pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde no Estado. Agora, precisamos monitorar o que pactuamos e garantir que a população tenha o acesso”, afirmou  Stela Souza, presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde da Bahia.

A PPI é um importante instrumento de planejamento da gestão para consolidação do SUS como política pública, para otimização dos recursos financeiros destinados ao sistema e a  racionalização da oferta aos serviços em seus diferentes níveis de atenção a saúde.

Através desse instrumento são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, para atendimento a população residente e referenciada por outros municípios aos serviços de saúde, através de fluxos estabelecidos e parâmetros pactuados entre os gestores com limites financeiros.

Ao programarmos as ações e serviços para o nosso município através da validação da PPI, reafirmamos nosso compromisso em zelar pelo povo franciscano, buscando otimizar nossos serviços prestados conforme a real  necessidade de saúde, promovendo uma rede  assistencial a nível regional com mais acesso e qualidade para as pessoas”, frisou a secretária de Saúde do município, Eleuzina Falcão, que participou do evento.