São Francisco do Conde é um dos municípios contemplados pelo PROSUS para implantação de 02 novos serviços de saúde

O município de São Francisco do Conde foi contemplado pelo Programa de Fortalecimento da Saúde Pública na Região Metropolitana de Salvador – PROSUS, com implantação da Academia da Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). O PROSUS tem por objetivo o fortalecimento dos SUS na Bahia, priorizando a Região Metropolitana de Salvador e ao fortalecimento do planejamento e gestão do setor público.

A Academia da Saúde será um espaço público construído para o desenvolvimento de atividades com orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; além de práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato). As atividades serão desenvolvidas por profissionais de Saúde da atenção primária em saúde, podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público. Com o objetivo de potencializar as ações da Atenção Básica, no âmbito da promoção da saúde, este equipamento de saúde irá fortalecer  a rede de saúde do município, dando mais qualidade a saúde da população.

O município também foi contemplado com a construção do prédio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS na modalidade I, onde o mesmo atualmente está funcionando em um imóvel alugado pela Prefeitura e agora passará a ter sua própria sede, na qual serão realizados: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social; além das visitas domiciliares.

Skip to content