São Francisco do Conde está vacinando os adultos de 20 a 49 anos contra o sarampo

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), realiza a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Se você tem entre 20 e 49 anos, procure sua Unidade de Saúde da Família (USF), das 08h às 16h, e vacine-se. Não se esqueça de levar o cartão de vacinação.

A vacina Tríplice Viral distribuída, gratuitamente, nos postos de saúde também imuniza contra caxumba e rubéola.

Até os 29 anos é preciso tomar duas doses. Entre 30 e 49 anos, ela é ministrada em dose única.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância.

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, em geral seca e irritativa, irritação ocular (sensibilidade à luz), corrimento do nariz, dores pelo corpo e manchas vermelhas na pele.

Entre as complicações que a doença pode ocasionar, estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar um aborto ou um parto prematuro.