São Francisco do Conde ganha Complexo de Saúde em Caípe de Baixo

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, realizou a inauguração do Complexo de Saúde de Caípe de Baixo, localizado próximo ao Posto Avançado do Caípe. O Complexo compreende serviços do Programa de Saúde da Família – PSF, Farmácia Básica e Saúde da Mulher, beneficiando toda comunidade do bairro com atendimento médico, odontológico, de enfermagem, assistência social e outros serviços que irão proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes.

O complexo conta em sua estrutura com recepção, sala de triagem, farmácia básica, sala de pilates, vacinas, curativos, esterilização; sala de assistência social, consultórios médicos, odontológico e de enfermagem. Além disso, foi implantado no espaço uma horta medicinal, uma ação pioneira em unidades de saúde. A iniciativa de fazer uma pequena horta com plantas medicinais surgiu através da parceria entre a SESAU e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP. A horta é composta pela Alfazema, Alumã ou Boldo-baiano, Água de elevante ou Levante, Citronela ou Citronela-de-java; Cana de macaco, cana roxa ou cana do brejo; Doril, Carrapichinho, perpétua, sempre-viva ou quebra-panela; Folha da costa, planta do Ar, Coirama, Coirama-branca; Guaco, Guaco-liso ou guaco-de-cheiro; Melhoral, Cerebril ou chambá; Malva, Malva-cheirosa ou malva-grande; Poejo, Hortelãzinha ou Erva-de-são-lourenço; Tansagem, Acatá ou Tanchagem-terrestre.