São Francisco do Conde ganha curso de medicina e projeto-piloto contra anemia falciforme

São Francisco do Conde teve duas vitórias confirmadas essa semana, em visita do prefeito Evandro Almeida aos ministérios da Saúde e Educação, em Brasília (DF); são elas: a implantação do curso de medicina em 2016, no campus da Unilab que está instalado no município, e um projeto-piloto para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de anemia falciforme. Vale salientar que ambos os projetos tinham sido idealizados pela então gestora Rilza Valentim e agora serão implementados.

Na quarta-feira, 29 de outubro, Almeida visitou o Ministério da Educação junto ao deputado federal Jorge Solla, aos secretários municipais da Educação e Saúde – Ana Cristina e Alberto Jorge Mattos, respectivamente, e à assessora especial, Telma Silva. Na ocasião, o secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller, confirmou a implantação do curso de medicina na Unilab de São Francisco do Conde, em 2016.

Já na quinta-feira (30), o grupo foi ao Ministério da Saúde e se reuniu com o coordenador geral de sangue e hemoderivados – João Paulo Baccara Araújo. Como resultado, obtiveram um projeto-piloto de diagnóstico, acompanhamento e tratamento da anemia falciforme. Inicialmente, o projeto será desenvolvido no Hospital Municipal Célia Almeida Lima e, futuramente, será construído um Centro de Referência à Anemia Falciforme, um sonho de Rilza Valentim.

“Estamos dando continuidade a todos os projetos iniciados pela nossa querida Rilza Valentim. Um curso de medicina será um marco na história do nosso município, além do mais, irá contribuir para toda a região, tanto em educação, quanto em economia e desenvolvimento, pois nos tornaremos um polo educacional. E o projeto-piloto ajudará pessoas portadoras de anemia falciforme a se tratarem com mais qualidade e comodidade e assim terem maior expectativa de vida. Estou muito feliz com essas conquistas”, pontuou Evandro Almeida.