São Francisco do Conde leva serviços de saúde para os trabalhadores da empresa Petrobahia na SIPAT 2019

A Secretaria Municipal da Saúde –SESAU, através do Departamento de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Saúde do Trabalhador), em parceria com os Departamentos de Atenção Básica (DAB) e de Média e Alta Complexidade – DMAC, estiveram presentes, nesta quarta-feira (17), na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT (2019), realizada pela empresa Petrobahia.

No início das atividades foi realizada ginástica laboral e destacada a importância de atividades físicas leves no local de trabalho com o objetivo de prevenir e aliviar dores e para uma melhor qualidade de vida. 
Entre as orientações repassadas aos trabalhadores, também foram descritos os Riscos Ocupacionais e de Ergonomia, onde foram destacados, por exemplo, os benefícios do ajuste correto do assento, do monitor e demais equipamentos do local de trabalho.

Também durante o evento  foram ofertados serviços de saúde para os colaboradores como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e realização de testes rápido para detecção de HIV (Aids), Hepatite B e C e Sífilis, além de escovação supervisionada com aplicação de flúor.

Também foram promovidas palestra com temas referentes à Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’S e do Câncer de Próstata, bem como orientações nutricionais.

O que é SIPAT?

É a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, ou simplesmente SIPAT, como o nome já sugere é um evento que acontece dentro das empresas e tem  como objetivo expôr e discutir assuntos voltados à prevenção de acidentes e de doenças de trabalho. A SIPAT deve ser realizada uma vez por ano, no mínimo, em qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte.
A Secretaria da Saúde é parceira da ação e apoia as atividades.

Skip to content