São Francisco do Conde oferece transporte gratuito para doadores de sangue e medula óssea, dias 23, 24,25 e 26 de abril

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promove pelo segundo ano consecutivo a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, através do HEMOBA.

Essa campanha visa salvar vidas e depende exclusivamente da doação da comunidade. Para ajudar é preciso comparecer a orla marítima (próximo a Câmara de Vereadores), dias 23, 24, 25 e 26 de abril de 2019, das 08h às 16h e fazer sua doação e cadastro.

Para facilitar o acesso dos doadores, a Prefeitura vai disponibilizar transporte gratuito, saindo das Unidades de Saúde da Família dos bairros.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para ser um doador, o voluntário deve estar bem alimentado, em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial, e válido em todo o território nacional.

Para ser um doador de medula, você preenche um formulário na Hemoba e eles colhem uma amostra de 5 ml do seu sangue para testes. Esses dados serão cruzados com dados de pacientes que estão precisando de um transplante. Se a compatibilidade com algum paciente for confirmada, o doador é chamado para confirmar que deseja fazer a doação e para realizar exames complementares.

Para doar é necessário:

– Estar em boas condições gerais de saúde;

– Apresentar documento de identidade com foto.

CONFIRA O ROTEIRO DE TRANSPORTE PARA AS COMUNIDADES

TERÇA-FEIRA- 23/04

ROTEIRO: Sede/ Monte Recôncavo/ Dom João/ Paramirim/ Madruga/ Coroado/ Santa Elisa/ Fazenda Macaco/ Baixa Fria/ Cond. José Falcão

1º Ponto – Paramirim e Coroado – 08h30