São Francisco do Conde participa da 10ª Conferência Estadual de Saúde com delegados eleitos

O município de São Francisco do Conde está representado durante as atividades da 10ª Conferência Estadual de Saúde, pela secretária da pasta, Eleuzina Falcão, e parte da equipe do município que acompanha o evento, em Salvador. Participam ativamente deste evento, os delegados eleitos durante a V Conferência Municipal de Saúde,que aconteceu no mês de maio no município.

Os delegados eleitos foram: representando a gestão, Altamirando Amorim, os trabalhadores de Saúde, Marivaldo Bispo, e os usuários do SUS, Jucicleide Bonfim e Antônio Araújo Bispo.

As propostas oriundas das etapas municipais são apresentadas na Conferência Estadual, quando acontece a votação e escolha daquelas que serão encaminhadas à fase nacional, de onde são extraídas as diretrizes para o planejamento da Política Nacional de Saúde para quatro anos, que vão desde ações para o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde, até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.

Durante a manhã de segunda-feira, dia 08 de julho, aconteceu uma palestra com o médico Dráuzio Varella, sobre o tema “Democracia e Saúde: Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento é realizado no CECBA e é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde.

As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, e o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à saúde e o dever do estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde.

O objetivo das conferências é fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas, além de aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização em todas as esferas de governo, em especial as que incidem sobre o setor Saúde.