São Francisco do Conde participa de reunião com o Comitê Técnico da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS)

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN participou, na quinta-feira (26), da reunião do Comitê Técnico da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS), órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado – SEDUR. No encontro, representantes dos municípios de São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Mata de São João, Vera-Cruz e Pojuca discutiram sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) como questões acerca de investimentos, sob a ótica de mobilidade, por conta da questão do metrô e da integração de todas essas cidades da Região Metropolitana para esse novo transporte.

O encontro foi a primeira reunião da secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, à frente da autarquia. Com a entrada da nova secretária, as atividades da entidade serão retomadas a partir do mês de novembro e com a inclusão de novas atividades. Na reunião foram discutidas as temáticas e datas dos próximos encontros da EMRMS com os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana e na oportunidade serão tratados assuntos do transporte metropolitano que, para São Franciscano do Conde, é essencial por conta da questão da integração e de todas as questões a nível de desenvolvimento econômico do município.

A Entidade Metropolitana é uma autarquia intergovernamental de regime especial com caráter deliberativo e normativo, criada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado – SEDUR e tem como objetivo unificar as demandas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana e gestão territorial da RMS em um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. A entidade elabora diagnósticos políticos, econômicos, sociais e territoriais para além dos limites geográficos de cada município e trabalha a Região Metropolitana de forma conjunta, possibilitando o desenvolvimento dessa região como um lugar de qualidade de vida para todos.