São Francisco do Conde participou de seminário sobre mortalidade materna promovido pelo Ministério Público

O Ministério Público (MP) estadual promoveu na segunda-feira, 20 de maio de 2019, o Seminário sobre Mortalidade Materna, no auditório da sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia, entre 09h e 18h. O evento buscou debater o óbito materno, tanto nos contextos de violência doméstica como por causas naturais.

Estiveram presentes membros do MP-BA, gestores e profissionais da área de saúde, além de conselheiros de classe, organizações sociais e órgãos de controle.

Diante desse importante debate, São Francisco do Conde se fez presente enviando representantes dos departamentos de: Atenção Básica (DAB), porta de entrega dos usuários no Sistema Único de Saúde e responsável pelo pré-natal; Vigilância Epidemiológica (VIEP), responsável pela investigação de óbitos materno e fetal; e o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), que faz o pré-natal de alto risco e compreende também a assistência hospitalar. Estiveram representando o município e seus departamentos: Fernanda Alves (DAB), Maria Elisabeth da Silva Freire (VIEP) e Sheila Cerqueira Damasceno de Oliveira (DMAC), ambas representando a Câmara Técnica de Investigação de Óbitos.

O evento foi realizado por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do MP-BA.

Foram tratados temas como “Morte Materna e a Violência Contra Mulher”, ministrado por Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres; Greice Maria de Souza Menezes, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), mediadas pela representante do Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna na Bahia (CEEMM), Márcia Silveira.

O evento ainda contou com uma apresentação artística do grupo de teatro da Maternidade Climério de Oliveira e palestras sobre “Acesso ao Sistema para Identificação de Óbito Materno” e “Panorama da Morte Materna”, além de apresentações sobre casos de morte materna por hemorragia e hipertensão.

Skip to content