São Francisco do Conde participou do Seminário sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária, realizado pelo COSEMS/BA

A secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, participou nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2019, do “Seminário sobre o Novo Financiamento da Atenção Primária”, realizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), com a participação do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Além da gestora, estiveram presentes: o diretor de Atenção Básica em Saúde, José Raimundo Nogueira, o coordenador de saúde bucal, Robson Tunes, e a apoiadora Fernanda Alves.

Para a gestora da Secretaria da Saúde de São Francisco do Conde, “essa será uma mudança substancial na lógica de financiamento da atenção básica”. A temática é um grande desafio para os municípios e visa garantir REGULARIDADE e QUALIDADE da informação em saúde, análise e retroalimentação praticamente em tempo real, avaliar e fazer, na prática, um MONITORAMENTO DAS AÇÕES.

Cerca de mil pessoas, entre secretários municipais de saúde de todas as regiões da Bahia, secretários de outras pastas, técnicos da área da saúde e autoridades nacionais e estaduais participam do seminário, no CECBA (Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia), que fica situado na Rua Dr. Augusto Lopes Pontes, n°262, Costa Azul.

A reforma do atual mecanismo de transferências federais tem o objetivo de estimular o aumento da cobertura (cadastro) da APS, principalmente entre as populações vulneráveis, ressaltar resultados em saúde da população (desempenho da APS), incentivar avanços na capacidade instalada, organização dos serviços de APS e ações de promoção e prevenção, enfrentar a dificuldade de fixação de profissionais e estar em conformidade com a Lei Complementar nº 141/2012.