São Francisco do Conde promoveu atividades em prol da atenção à saúde das gestantes

Na última quarta-feira, dia 03 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, reuniu seus profissionais em torno de duas atividades voltadas aos profissionais com o objetivo de ofertar mais saúde e bem-estar às gestantes do município, bem como um pré-natal e acolhimento mais qualificados e humanizados.

A primeira atividade, que aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde, teve por objetivo capacitar os profissionais odontologistas da rede para atuar no pré-natal odontológico.

Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal – o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, estão gengivite, a hipossalivação e os enjoos matinais – que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver doença periodontal.

Bons hábitos de higiene bucal e uma alimentação saudável também são pontos de partida para uma gestação segura.

A palestra para os dentistas foi ministrada por Taíse Franca, especialista em Periodontia e Saúde da Família FESFSUS/Friocruz e preceptora de Odontologia das Residências Integradas de Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família.

No período da tarde, a SESAU promoveu uma reunião do grupo de trabalho que conduz a Rede Cegonha, com representantes de diversas diretorias internas, hospital, CRESAM e Complexo de Saúde do Caípe de Baixo. Essas reuniões acontecem mensalmente para discutir estratégias que qualifiquem o cuidado às gestantes, puérperas e crianças no município.

A Rede Cegonha – É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada a gravidez, ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país. São os componentes da Rede Cegonha: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e, Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

Skip to content