São Francisco do Conde reuniu profissionais de saúde para EXPOSUS – “Valorizando as boas práticas da rede municipal de atenção à saúde”

Em 31 de janeiro de 2020, A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, promoveu a 1ª EXPOSUS – Exposição de Experiências Exitosas no SUS de São Francisco do Conde“Valorizando as boas práticas da rede municipal de atenção à saúde”.

Esse é o momento de mostrar nosso fazer e que temos experiências para servir de exemplo em todo Brasil”, frisou a gestora da pasta Eleuzina Falcão.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Educação – SEDUC e reuniu mais de cem servidores municipais. O objetivo foi compartilhar experiências exitosas por meio dos diversos setores de trabalho que compõem a SESAU.

Nosso objetivo é valorizar e fortalecer todos os profissionais que militam pela saúde pública, com o objetivo de trazer dias melhores à população. Essa gestão tem muito orgulho pelo trabalho de cada um de vocês, pois temos um grupo pensando métodos, estratégias e modelos de superar as dificuldades do cotidiano. Teremos aqui representados trabalhos na área de humanização, voltados para questões de acolhimento, preenchimento das informações em saúde e outros. Tenho muito orgulho e alegria de abrir esse Mostra! Todos aqui já são vencedores”, elogiou a secretária Eleuzina Falcão.

Representando a gestão municipal, o secretário de Governo, Eliezer de Santana, fez sua fala: “Estou aqui representando o gestor Evandro Almeida, que sempre está presente neste tipo de iniciativa, mas no momento não pode vir. Nós vemos claramente a contribuição que esse grupo tem dado a população. Essa equipe não trabalha por políticos e sim pessoas e é ao nosso cidadão que merece nosso respeito. Temos dificuldades, mas sabemos que as equipes de saúde fazem seu melhor e que bom que a população pode contar com serviços de saúde em todos os bairros da cidade, independentemente de dificuldades.

Sobre o evento, o secretário declarou: “Esse é o caminho para se produzir ciência e conhecimento”.

Os trabalhos apresentados na EXPOSUS foram:

• Um novo olhar sobre o absenteísmo de hipertensos e diabéticos na USF de São Bento;
  • Discussão sobre a importância do quesito raça/cor na USF do Caípe de Baixo;
  • O Planejamento Estratégico no contexto da Saúde da Família: Uma ferramenta de qualificação do processo de trabalho;
  • Experiência de implantação do grupo de trabalho de humanização nas Unidades do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima é P.A de Muribeca;
  • A experiência da Unidade de Saúde da Família de Paramirim sobre a implantação do acolhimento a demanda espontânea;

Os trabalhos vencedores e premiados foram:

• Um novo olhar sobre o absenteísmo de hipertensos e diabéticos na USF de São Bento (1° lugar);
  • O Planejamento Estratégico no contexto da Saúde da Família: Uma ferramenta de qualificação do processo de trabalho (2° lugar);
  • Relato de Experiência sobre reorganização do processo de trabalho do CAPS Enock Valentim Filho (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS) – (3° lugar);

São Francisco do Conde já apresentou trabalhos na área da saúde em congressos e eventos estaduais e nacionais. Esses trabalhos serão inscritos em 2020.