São Francisco do Conde vacinou mais de 5.080 cães e 1.310 gatos contra a raiva

vacina

A campanha de vacinação contra a raiva animal, que começou na cidade em 04 de maio, terminou com saldo positivo para os bichinhos que agora estão protegidos. A ação de vacinação casa a casa começou por Santo Estevão, passou por todos os bairros até chegar a Roseira e depois foi para as ilhas do município.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde era vacinar 80% de cães e gatos e, graças ao trabalho dedicado da equipe da Vigilância Epidemiológica, o número foi alcançado com sucesso. Ao todo foram 87,24% de cães e 102,18% de gatos imunizados.

A VACINA tem validade de um ano e é essencial para prevenir contra a raiva, que é uma doença que não tem tratamento. A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano quanto à fonte de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Skip to content