Saúde capacita médicos e dentistas na utilização de Testes Rápidos nas Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu na última quinta-feira (16) uma capacitação para utilização de Testes Rápidos responsáveis pela detecção do vírus HIV (AIDS), hepatites B e C e sífilis para médicos e dentistas das Unidades de Saúde da Família do município, sendo um importante aliado para o tratamento.

O Ministério da Saúde também disponibilizou esses dispositivos para detecção das arboviroses, ou seja, doenças como: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

O curso contou com momento teórico e prático. A formação desses profissionais é importante para que eles se sensibilizem no diagnóstico precoce dos pacientes, o que facilita o correto tratamento.

Os enfermeiros do município já foram capacitados para a realização desses testes, desta vez, a formação foi voltada aos médicos e dentistas, visando ampliar o número de profissionais capacitados.

Os testes rápidos são dispositivos de triagem que têm como objetivo investigar a condição imunológica (contato recente ou passado com o vírus) dos indivíduos que buscam os serviços de saúde. São realizados no momento da consulta médica, desde que a pessoa atenda à definição de caso suspeito.

Todo teste rápido reagente deve ser confirmado por meio de outros exames.