Saúde capacitou cerca de 150 profissionais sobre câncer de mama e linfoma

mama cancer palestra saude

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) promoveu, na última quarta-feira (19), palestras sobre câncer e linfoma para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnicos de enfermagem, buscando promover o conhecimento e preparar essas profissionais que lidam diariamente com as pessoas, a identificar sinais que ajudem no diagnóstico precoce da doença.

Nós, profissionais que trabalhamos visitando as casas das pessoas, precisamos estar bem informados sobre essa doença que tanto assusta. Quanto melhor informados estivermos, melhor vai ser o nosso trabalho de esclarecer a comunidade e ajudar a identificar sintomas”, afirmou o ACS de São Bento das Lages, Roberto Silva

O evento aconteceu no auditório do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL, e cerca de 150 pessoas receberam o treinamento voltado para o diagnóstico e tratamento do câncer. O curso foi promovido pelo Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer – NASPEC.

Entre os temas citados, a palestrante Kátia Baldini, a enfermeira especialista em oncologia, esclareceu que pessoas que possuem cistos ou têm histórico familiar de câncer não necessariamente vão desenvolver a doença. “Para essas pessoas cabe ficar mais atenta à saúde, mas sem desespero. A recomendação é que a mamografia seja feita anualmente, pois com o diagnóstico precoce é possível buscar a cura”, afirmou. Ela também informou que fatores como hábitos saudáveis e prática de atividades físicas, além da amamentação, contribuem para evitar o câncer nas mamas.

 

Skip to content