Saúde chama atenção para o câncer de mama, no mês dedicado às ações de prevenção da doença

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, abraçou, mais uma vez, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, durante o Outubro Rosa, e preparou uma diversificada programação ao longo do mês, nas Unidades de Saúde da Família e na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

A abertura oficial do Outubro Rosa foi realizada na manhã de quinta-feira (03), na CRESAM, e contou com a presença da secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, que ressaltou a importância da mulher fazer o autoexame nas mamas e a necessidade de realizar exames preventivos periodicamente. “Os exames são a única forma de detectar precocemente e, consequentemente, ampliar as chances de cura do câncer de colo do útero e de mama”, enfatizou a secretária.

Também foi proporcionado às pacientes um momento de cuidados com a pele, com a realização de maquiagem e design de sobrancelhas. Também ações de beleza, que promovem o bem-estar e que ajudam a levantar a autoestima da mulher.

Durante o evento, profissionais de saúde realizaram palestras, onde foram abordados temas relacionados com a campanha como: prevenção ao câncer de mama; ao câncer de colo de útero; HPV e outras atividades.

Essa intensificação ocorrerá em todas as Unidades de Saúde, na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM e no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL, durante todo o mês de outubro, e serão promovidas ações para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos.

A programação contará ainda com palestras que serão realizadas durante a Sala de Espera, realização de exames de mamografia, ultrassonografia de mamas e preventivos ginecológicos, além de orientações sobre o autoexame das mamas, a tradicional Caminhada do Outubro Rosa, entre outras atividades.