Saúde chegou mais perto da comunidade de Paramirim na última sexta-feira (06)

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, iniciou um projeto que está levando serviços de saúde para mais perto dos franciscanos. A ação é chamada de Projeto Saúde Mais Perto de Você e a primeira edição aconteceu na Jabequara.

Para comunidade de Paramirim foram ofertados serviços de consultas com cardiologia, ortopedia e clínico geral; ultrassonografias; avaliação e orientação nutricional; realização de testes rápidos; rastreamento para diabetes e aferição de pressão arterial; vacinação; emissão de Cartão SUS; palestras sobre saúde bucal, escovação supervisionada e atendimento de odontopediatria; palestras e orientações de prevenção das DSTs/AIDS; palestra do SAMU sobre primeiros socorros com crianças e adultos; Salas de Espera com os temas: Descentralização da Marcação para as Unidades de Saúde da Família e Regulação em Saúde; além dos Balcões de Saúde do Trabalhador, Programa de Tecnologia Assistiva e Balcão de Orientações sobre consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade.

Cada bairro contemplado vem sendo escolhido de acordo com critérios técnicos, respeitando as especificidades e as necessidades de atendimento de cada local. Em Paramirim, a comunidade compareceu a ação e teve acesso aos serviços de modo organizado.

A agente de saúde esteve na minha casa informando do evento e eu fui bem atendida aqui hoje. Agora estou com minhas requisições para marcar os exames. Essas ações são muito boas, pois, às vezes, não conseguimos marcar especialistas como um cardiologista, por exemplo, e hoje ele está aqui atendendo no meu bairro”, declarou Edilza Santos.

Bel, a minha agente comunitária de saúde, me falou do evento e eu aproveitei pra fazer ultrassom e consulta com o clínico e o ortopedista. Eu precisava dessas consultas há algum tempo e tudo que estava pendente estou resolvendo hoje, não só eu como outras pessoas que vieram procurar os serviços. Eu trouxe minha mãe, minhas vizinhas, colegas… fiz questão de chamar todo mundo para participar desta ação tão boa para comunidade”, revelou Ângela dos Passos, moradora do Coroado.

O que vem por aí!

A próxima ação da Secretaria da Saúde no mês de abril é focada no Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial. Para isso, o município vai promover uma ação como marco desta campanha, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de abril, das 08h às 16h, com o tema: “São Francisco do Conde é 12 por 8”, no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, com atividade física e atendimentos de cardiologista, nutricionista, endocrinologista , clínico geral e enfermagem; procedimento de aferição de pressão arterial, glicemia e preventivos ginecológicos, além da ação de saúde bucal com escovação supervisionada, vacinação e testes rápidos para diagnóstico de infecção por HIV, sífilis e hepatites B e C. O evento ainda conta com um Balcão de Saúde do Trabalhador.

A Campanha “São Francisco do Conde é 12 por 8”contará com a participação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que vai mandar seu Hemóvel ao município para doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea.

 

Skip to content