Saúde de São Francisco do Conde foi tema de um Projeto de Intervenção Educativa, na Escola Estadual de Saúde Pública

A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) finalizou na última sexta-feira, 24 de agosto de 2018, a 1ª turma do Curso de Especialização em Gestão de Processos Formativos no Âmbito do SUS/BAcom Ênfase em Metodologias Ativas. Este curso é pioneiro no Brasil e uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB com a EESP. O curso de especialização ganhou um indicativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) em qualidade.

O curso de especialização teve por objetivo qualificar diretores, gestores, analistas e docentes da Rede de Saúde Pública para planejar, implementar, gerenciar e mediar projetos formativos no âmbito do SUS/BA com a utilização das metodologias ativas, que é um modelo de ensino que visa incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

Como resultados para a sociedade foram apresentados Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) com Projetos de Intervenção Educativa em Saúde, como um dos pré-requisitos para conclusão do curso.

Neste contexto, o município de São Francisco do Conde foi parte do projeto de intervenção com a proposta do trabalho do: ‘Curso de Qualificação em Primeiras Respostas a Emergência Cardiológica, para Enfermeiro da Atenção Básica no Município de São Francisco do Conde-Ba’. A tese de intervenção foi defendida pelo enfermeiro Caetano Júnior, do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Permanente em Saúde (NAPEPS), da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde. Essa ação já vem acontecendo no município desde abril de 2018.

O Projeto do ‘Curso de Qualificação em Primeiras Respostas a Emergência Cardiológica, para Enfermeiro da Atenção Básica no município de São Francisco do Conde – BA’ pretende:

• Contribuir com o processo de trabalho, visando uma melhor assistência de enfermagem para a execução da reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, baseado em evidência (guidelines 2015);
  • Estabelecer nas Unidades de Saúde, o protocolo de Times (tempo) de Respostas Rápidas – Atendimento de uma situação crítica em um ambiente não preparado;
  • Implementação do matriciamento da Atenção Básica com outros atores da rede de emergência e cuidados pós-PCR integrados na rede SUS;
  • Fortalecimento da Política Nacional de Atenção às Urgências.

Essa especialização, que tem a proposta de trabalhar com a formação docente, também pode ser explorada em São Francisco do Conde com a implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), através da metodologia ativa e dos princípios andragógicos que serão subsídios para o ensino/aprendizagem desses cursos na área da Saúde.

Andragogia (do grego: andros – adulto e gogos – educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A andragogia significa “ensino para adultos”.

Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato.

O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica.

Com informações contidas no site:

(https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/andragogia.htm)