Saúde encerra 1ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu no mês de janeiro de 2019, a 1ª turma de capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Família dos bairros do Caípe de Cima, Paramirim, Campinas, Jabequara e Baixa Fria. A ação foi concluída na última terça-feira, 22 de janeiro.

O objetivo da capacitação foi tratar do caderno nº 32, do Ministério da Saúde, que fala sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. A enfermeira mediadora desta ação foi Sheila de Oliveira, enfermeira obstétrica, da Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

Esse Caderno é parte do componente pré-natal da Rede Cegonha que visa apoiar as equipes de atenção básica na qualificação do cuidado à gestante, com garantia de encaminhamentos dos casos necessários.

O caderno aborda questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério.