Saúde inicia campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, informa que a Vigilância Epidemiológica do município iniciou a campanha de vacinação contra raiva animal em 2021.

A vacinação, como nos anos anteriores, está sendo realizada casa a casa, de segunda a sábado.

A Campanha teve início em 10 de agosto, na localidade do Colmonte e o próximo bairro será a Curupeba. A vacinação acontece bairro a bairro conforme cronograma da SESAU, incluindo as ilhas do município. Um carro de som reforça a divulgação no momento da vacinação.

A população canina estimada é de 5.826 e a felina é de 1.282, e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 80% de imunização, o que significa 4.661 cães e 1.026 gatos. A equipe de vacinação é composta por 11 Agentes de Combate a Endemias, que contam com uma Kombi e um carro de som.

A vacina tem validade de um ano e é essencial para prevenir a raiva.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Em relação aos animais silvestres, há poucos estudos sobre o período de transmissibilidade, que pode variar de acordo com a espécie.

Todos os mamíferos são suscetíveis à infecção pelo vírus da raiva. A imunidade é conferida por meio de vacinação. Dessa maneira, pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.

 

Mais informações: Vigilância Epidemiológica

Telefone: 3651-8133

Skip to content