Saúde iniciou 2ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual

No dia 05 de fevereiro de 2019, a Secretaria da Saúde – SESAU iniciou a 2ª turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Risco Habitual, com a participação dos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família USF dos bairros: Nova São Francisco, Caípe de Baixo, São Bento, Socorro, Engenho de Baixo e Muribeca, bem como os profissionais médicos das Unidades do Centro II e Baixa Fria!

O objetivo da capacitação é tratar do caderno nº 32, do Ministério da Saúde, que fala sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. A enfermeira mediadora é Sheila de Oliveira, enfermeira obstétrica, da Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

Esse Caderno é parte do componente pré-natal da Rede Cegonha que visa apoiar as equipes de atenção básica na qualificação do cuidado à gestante, com garantia de encaminhamentos dos casos necessários. O caderno aborda questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério.

A 1ª turma de capacitação foi concluída dia 22 de janeiro, para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Família dos bairros do Caípe de Cima, Paramirim, Campinas, Jabequara e Baixa Fria.

Educação em Saúde:

Colocando em ação parte do aprendizado do curso, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Paramirim, reuniu o grupo de gestantes e 12 mulheres participaram de palestras com os temas: pré-natal humanizado, vinculação, dinâmicas e mitos e verdade sobre gestação.

A atividade foi finalizada com lanche e sorteios.

Skip to content