Saúde lista serviços disponibilizados durante o Arraiá do Chico 2013

saude

Visando oferecer serviços da melhor qualidade aos sanfranciscanos e visitantes durante os festejos juninos, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) preparou um plano de ação para ser desenvolvido nos dias do Arraiá do Chico (22, 23, 24, 28 e 29 de junho). Para isso, serão realizadas no entorno da festa algumas ações consideradas prioritárias e fundamentais, tais como: distribuição de preservativos, vigilância de barracas e dois postos de saúde em áreas próximas ao circuito.

A primeira ação adotada será a montagem de um Posto de Acolhimento para os foliões, com os serviços de verificação de Tensão Arterial (TA), glicemia e pequenos curativos; recebimento de pessoas alcoolizadas e transferência de pacientes com maior risco. O posto contará ainda com uma ambulância de apoio.

A segunda ação vai ser o stand da Vigilância à Saúde. O trabalho da equipe é fiscalizar a qualidade e higiene da comida e bebida comercializada no arraiá, distribuir kits higiênicos aos barraqueiros e fiscalizar irregularidades que possam causar riscos à saúde. Além disso, eles farão a distribuição de camisinhas e materiais educativos. E, por fim, a equipe da saúde vai montar, no Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM), uma unidade de atendimento com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse posto, próximo ao palco principal da festa, visa a resolutividade de casos que antes teriam que ser encaminhados ao hospital. Dessa maneira, o serviço da unidade hospitalar ficará reservado apenas aos casos mais graves e as demandas diárias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também vai estar de plantão 24h por dia dando total assistência dentro e fora da festa.

Skip to content