Saúde não tem hora: Atendimento em horário estendido aconteceu na USF Centro II

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio de uma ação da Unidade de Saúde da Família – USF do Centro II, ampliou o horário de atendimento desta unidade na última terça-feira (22), para garantir o acesso das mulheres franciscanas em um horário mais flexível. Foram realizados atendimentos médicos, de enfermagem, de odontologia e do serviço social, entre às 17h e às 20h. Na oportunidade, também foi realizada Sala de Espera com palestra sobre o tema “Autoexame das mamas”, além de depoimentos de pacientes que estão enfrentando o câncer. Ao final, foi feito um sorteio de brindes entre as pacientes.

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando atividades diversas voltadas a Campanha Outubro Rosa, com ações de promoção e prevenção contra o câncer de mama, em todos os serviços de saúde. O objetivo do atendimento em horário ampliado é facilitar o acesso das mulheres que, por exemplo, trabalham ou estudam durante o dia.

O Câncer de Mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras. Para prevenir o desenvolvimento da doença e ajudar na detecção precoce, o autoexame das mamas é o primeiro passo.

A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. A partir dos 49 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis.