Saúde oferece teste de tuberculose para profissionais

Visando garantir o bem-estar dos servidores municipais que atuam na área da Saúde – a exemplo dos profissionais de assistência, higienização, recepção, além dos agentes comunitários de saúde e endemias – até sexta-feira (19), a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), estará realizando testes para detecção precoce da tuberculose. O serviço está sendo oferecido no auditório da SESAU, das 08h às 16h, e após alguns dias, o profissional retorna para ser avaliado com relação à reação da medicação na pele.

O teste que detecta a tuberculose consiste na aplicação do bacilo da própria doença, através de uma injeção superficial na pele. Com o contato, a substância apresenta reação. Este procedimento, que parece um teste alérgico comum, é importante para a saúde dos profissionais, pois revela a infecção em grau menos avançado no organismo e permite que a pessoa seja tratada antes de vir a ter sintomas da doença. Nos casos onde é encontrado alteração de resultado, a pessoa é encaminhada para o pneumologista e realiza exames de raio-X, visando garantir um tratamento eficaz, antes mesmo da doença se manifestar.

Cerca de 170 profissionais da Saúde já realizaram o teste.