Saúde ofereceu qualificação aos condutores de ambulâncias

Visando qualificar o atendimento à população franciscana, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, através do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Permanente em Saúde – NAPEPS, promoveu a Capacitação Inicial em Educação, Saúde e Segurança para o Tráfego, para os condutores de ambulâncias, com o objetivo de instruir e conscientizar os condutores sobre a importância de conhecer procedimentos como: resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN; como dirigir uma ambulância; a importância do check-list e registro; atitudes seguras no trânsito; meio ambiente; primeiros socorros no trauma, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA); humanização e regulação da saúde; o SAMU 192, suas competências e prioridades.

Ao longo das capacitações foram preparados 30 condutores na primeira turma, mais 30 profissionais na segunda turma e, nessa terceira turma, foram 12 condutores capacitados.

A qualificação para a terceira turma foi realizada durante os dias 23, 24 e 31 de outubro, tendo carga horária de 30h. Os motoristas tiveram aulas práticas e teóricas e, dentre outros temas, se conscientizaram sobre medidas que devem ser adotadas de acordo com cada ocorrência.

“Essa capacitação inicial ocorreu após a contratação dos profissionais através do Reda, ou seja, essa qualificação preparou os profissionais para atuarem de forma efetiva, os condicionando para o trabalho. Eu sou enfermeiro do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Permanente em Saúde e o setor tem planejado capacitações contínuas em períodos semestrais, onde a próxima pauta será Humanização do Atendimento, com um curso EAD, através do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). Todo o curso inicial, realizado no auditório da SESAU e na base do SAMU, foi concebido por minha avalição técnica em ementa e conteúdo, com atividades teóricas e práticas”, explicou Caetano Júnior, enfermeiro com especialidade em Educação Permanente em Saúde.