Saúde participou das ações do Fórum Social Mundial que aconteceram no município

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através dos departamentos de Atenção Básica – DAB e de Média e Alta Complexidade – DMAC, promoveu durante o 1º Seminário Internacional África, Migrações e suas Diásporas: Juventude Africana, Soberania Alimentar, Segurança e Epistemologia Descoloniais (uma das atividades do Fórum Social Mundial), que aconteceu no Terreiro Ilê Odé Axé Obá Omi (Estrada de São Bento), na manhã da última quinta-feira (15), ações voltadas para a promoção da saúde da população negra e comunidades tradicionais.

Esse evento fez parte do Fórum Social Mundial (FSM) 2018, que ocorreu em São Francisco do Conde, Salvador e Lauro de Freitas, com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais e conferências. Um evento organizado por movimentos sociais de muitos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global, cujo slogan é ‘Um outro mundo é possível’.

No local, foi montado um stand da Saúde, ofertando serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos (HIV, hepatites B e C, Sífilis), vacinação contra a febre amarela, distribuição de preservativos e orientações sobre saúde bucal.

No seminário, os participantes foram contemplados com palestras educativas, realizadas pela enfermeira Carla Milena Lago (apoiadora institucional da DAB), que falou sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, um instrumento que tem por objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde – SUS, bem como promover a equidade em saúde da população negra.

A enfermeira Márcia (coordenadora da USF São Bento) esclareceu sobre a importância do autoexame das mamas, como prevenção e também sobre a realização periódica de preventivos ginecológicos, na luta contra o câncer de colo de útero e os serviços que são oferecidos na Unidade de Saúde da Família (USF).

Já Dra. Edilene (médica da Unidade de Saúde da Família de São Bento) falou sobre o Programa Hiperdia, que tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que, através do cuidado, seja possível fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Ela enfatizou também a importância da alimentação saudável para promoção da saúde, o acolhimento e olhar humanizado que a SESAU vem tendo com a população tradicional de terreiro e quilombolas de São Francisco do Conde.

 

Skip to content