Saúde promove segunda turma da Capacitação em Sala de Vacina

Profissionais que atuam na Atenção Básica em Saúde, nas Unidades de Saúde da Família do município, estão sendo capacitados, por meio de ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, que está investindo no potencial dos profissionais do município, e para isso promove um curso voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre Sala de Vacina.

Desde a última segunda-feira, dia 10 de dezembro, a segunda turma de enfermeiros e técnicos está reunida no auditório da SESAU, das 08h às 16h, aprendendo e se atualizando sobre temas como: estoque, organização, conservação (rede de frios), administração de vacinas, eventos adversos, calendário básico de vacinação, efeitos colaterais, registro no SI-PNI.

O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

A primeira etapa desta capacitação aconteceu na segunda-feira, 03 de dezembro, também no auditório da Secretaria da Saúde. A estratégia de dividir o curso em duas turmas foi pensada para que as Unidades de Saúde não ficassem sem atendimento ao mesmo tempo.