Saúde promoveu ações do Programa Saúde na Escola e últimas atividades em alusão ao Julho Verde e Amarelo

Em São Francisco do Conde, o mês de julho foi inteiro dedicado as hepatites virais, a prevenção de acidentes de trabalho e as ações de Saúde na Escola. Essas atividades fazem parte do cronograma da Agenda da Saúde, uma espécie de guia com orientações e sugestões de diversos temas que devem ser tratados com a comunidade ao longo do ano, com o objetivo de promover a saúde e a prevenção através da educação.

Falando em educação, o Programa Saúde na Escola – PSE é uma ferramenta fundamental na formação de cidadãos conscientes e conhecedores de como tratar e prevenir doenças. Neste contexto, a equipe de Saúde da Família de Paramirim realizou na Escola Maria da Conceição  Carvalho Cunha, no bairro do Madruga, uma atividade com o tema: combate ao Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

A equipe da Saúde explicou aos estudantes as formas de contágio, os sinais e sintoma das doenças e as medidas preventivas. O encontro teve o auxílio de vídeo educativo sobre zika e a distribuição de folhetos.

Cerca de 60 estudantes participaram desta atividade.

Já a Unidade de Saúde da Família Centro II realizou na Escola Monteiro Lobato a verificação e atualização vacinal dos alunos, garantindo a imunização contra diversas doenças.

E no dia 31 de julho, a USF de São Bento promoveu mais uma sala de espera sobre hepatites virais e, na oportunidade, foram realizados testes rápidos para as hepatites B e C, bem como para HIV e sífilis.

Além das 16 Unidades de Saúde da Família que integram a rede de São Francisco do Conde, as atividade do Julho Verde e Amarelo também aconteceram em outros serviços da rede pública, como o Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, onde foram atendidas 27 pessoas e oferecidos testes rápidos. A ação contou com o apoio da Unidade de Saúde da Família Baixa Fria.

Todas as ações tiveram apoio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através dos setores de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância à Saúde do Trabalhador, além da parceria do Grupo Vontade de Viver. https://www.vontadedeviver.org.br/

Em agosto, o Tema da Agenda da Saúde é o aleitamento materno.