Saúde promoveu encontro da Rede Cegonha

redecegonha-1

Aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, no dia 17 de agosto, o Seminário Rede Cegonha. O encontro é uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde – SESAB, onde foram abordados os aspectos gerais das diretrizes, princípios e componentes da Rede em interface com o planejamento de ações e insumos; além da organização dos serviços que compõem a rede de atenção municipal e regional, tendo como público-alvo os gestores municipais, sanitaristas e coordenadores dos serviços municipais.

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que vem sendo discutido e construído no país desde os anos 90, com base no pioneirismo e na experiência de médicos, enfermeiros, parteiras, doulas, acadêmicos, antropólogos, sociólogos, gestores, formuladores de políticas públicas, gestantes, ativistas e instituições de saúde, entre muitos outros.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Não se pode esquecer jamais que dar à luz não é uma doença ou um processo patológico, mas uma função fisiológica e natural que constitui uma experiência única para a mulher e o(a) parceiro(a) envolvido(a).