Saúde promoveu Oficina de Planejamento das ações em 2019

Com foco na organização das ações de saúde e processo de trabalho a serem priorizadas no ano de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu ao lado de todas as diretorias e departamentos da Saúde a Oficina de Planejamento em Saúde 2019, que começou no dia 08 de janeiro, seguiu para os dias 10 e 17, e será concluída na próxima semana.

Estou muito feliz de estarmos reunidos desde o 6° dia útil do ano para planejar as ações de saúde que vamos realizar ao longo de 2019. Temos um compromisso muito grande com essa comunidade e com a melhoria da saúde no município. Essa oficina demonstra nosso compromisso em não apenas trabalhar as questões de saúde resolvendo problemas emergenciais sem um foco e sem uma meta estabelecida”, frisou a secretária da Saúde Eleuzina Falcão durante a abertura do evento.

Na sequência, a diretora de Planejamento em Saúde, Betânia Almeida, falou sobre a importância do planejamento para atingir os objetivos. “As propostas apresentadas nesta oficina vão nortear nossas ações ao longo do ano e as propostas aqui desenhadas vão dizer quais caminhos vão ser utilizados para atingir nossas metas. A partir disso, vamos construir a Programação Anual da Saúde”.

Os profissionais também ouviram uma palestra sobre a situação de saúde do município com dados que nortearam o planejamento e, na sequência, se reuniram em grupo para planejar.

Ao fim da etapa de planejamento, cada diretoria e gerência apresentou uma séria de propostas para melhorar indicadores, assistência à comunidade e processos de trabalho.

Todo trabalhador precisa ter um norte, um caminho a alcançar, ainda que ao longo do ano tenhamos outras demandas que vão surgir e que precisarão da nossa atenção e empenho. Quero agradecer e parabenizar a gestão por nos dar a oportunidade de participar de uma ação tão importante que, além de valorizar o saber do profissional, nos permite avaliar nosso trabalho e também demonstra a nossa vontade de fazer mais e melhor”, salientou Edilma Dias, da gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Essa atividade aconteceu na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL) e foi acompanhada de perto pela secretária da pasta, Eleuzina Falcão, que fez considerações sobre as propostas a cada apresentação.

Entre as diversas propostas apresentadas pelas equipes estão em destaque:

• Implantação do novo aparelho de Raio-X no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima;
  • Continuidade do trabalho de acolhimento e vinculação das gestantes ao hospital;
  • Projeto de leitura para as crianças do Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim;
  • Educação permanente dos profissionais;
  • Resultados de exames voltados à saúde da mulher com maior agilidade;
  • Cartilha do Usuário do Tratamento Fora do Domicílio – TFD;
  • Tratamento para sífilis congênita nas Unidades de Saúde da Família;
  • Ações para educação no trânsito através do SAMU 192;
  • Inauguração da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial e da Academia da Saúde – Gurugé;
  • Entrega das Unidades de Saúde da Família do Calmonte e Muribeca;
  • Inauguração da Policlínica Regional de Saúde, que irá oferecer mais de 20 especialidades e exames de alta complexidade, como tomografia e colonoscopia, entre outros.