Saúde qualificou as Unidades do Complexo do Caípe, Centro I, São Bento e Campinas em RCP (Reanimação Cardiopulmonar)

Equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) continuam recebendo capacitação no curso RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para Todos – ‘Matriciamento em Emergência Cardiológica’. A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, tem por objetivo ampliar o acesso e a responsabilização no primeiro atendimento às urgências e emergências e, por conta disso, está promovendo ações de formação e desenvolvimento profissional para o SUS. Essa ação já vem acontecendo no município desde abril de 2018.

Desta vez, o público foram os profissionais que atuam nas USFs dos bairros de Caípe, Centro I, São Bento e Campinas e, através deste curso, eles puderam aprender técnicas eficazes sobre Reanimação Cardiopulmonar e tirar dúvidas com o Docente Mediador, Caetano Junior.

A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) ou Reanimação Cardiorrespiratória (RCR) é feita por meio de um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.

Também aconteceu na Unidade de Saúde do bairro de Campinas uma palestra sobre ‘Humanização na Assistência’, com palestra de Marquicilani Oliveira Costa, presidente do Núcleo de Educação Continuada em Enfermagem (NECE), da Faculdade Ruy Barbosa.

São Francisco do Conde foi tema de um projeto de intervenção no trabalho de conclusão da 1ª turma do Curso de Especialização em Gestão de Processos Formativos no Âmbito do SUS/BA – com Ênfase em Metodologias Ativas, na Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

A proposta do trabalho, intitulada ‘Curso de Qualificação em Primeiras Respostas a Emergência Cardiológica, para Enfermeiro da Atenção Básica no Município de São Francisco do Conde-Ba’, foi defendida pelo enfermeiro Caetano Júnior, do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Educação Permanente em Saúde (NAPEPS), da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde.

Unidades que já foram capacitadas em RCP:

Baixa Fria;

Socorro;