Saúde realizou Acolhimento dos Profissionais Convocados

Dando boas-vindas ao ano de 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, realizou na última quinta-feira (03) o Acolhimento dos Profissionais Convocados no Edital 002/2018 – SESAU.

O evento foi realizado no Pré-ENEM (antigo Pré-vestibular – Praça da Santa Cruz) e contou com a presença do prefeito Evandro Almeida, do vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), do vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho), além da secretária da Saúde, Eleuzina Falcão.

Foi com grande satisfação que a gestão municipal promoveu um momento de acolhimento com os novos profissionais da Saúde.

Na ocasião, o prefeito Evandro Almeida expressou em sua fala, a emoção de dar as boas-vindas e parabenizar os novos servidores municipais. “Esse dia para mim é um momento de alegria, pois mais de 70 pessoas estão sendo convocadas para trabalhar, garantindo dois anos de emprego e renda para suas famílias. Esse Processo Seletivo vem regulamentar a forma de contratação dos novos servidores públicos, que anteriormente eram contratados através de cargos comissionados”.

E para o ano de 2019, o prefeito reafirmou seu compromisso com a saúde da população franciscana. “Como prometi em campanha, estamos trabalhando para fazer dessa cidade uma referência em Saúde. A secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, vem fazendo uma gestão de muitos avanços, onde vamos entregar em breve a Policlínica, com obras bem adiantadas. Também estaremos entregando até o mês de fevereiro as Unidades de Saúde da Família de Muribeca e Calmonte, retomando as obras de Paramirim e Caípe de Cima, além de reforma e manutenção predial das demais unidades, para que funcionem 100% em atendimento humanizado e melhor prestação de serviço”, ressaltou o prefeito Evandro Almeida.

Os convocados irão atuar nos cargos de: operadores SISREG, agente de portaria, auxiliar administrativo, operador E-SUS, recepcionista, técnico de enfermagem e office boy.

O vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) falou da importância desse momento para a gestão e para a população franciscana. “Sejam todos bem-vindos! É com grande alegria para a gestão, fazer desse momento uma realidade. Gostaríamos que vocês refletissem sobre a importância do dia de hoje na vida de vocês e também para o município, pois a nossa preocupação é que a população receba o melhor atendimento, pois vocês também têm o dever de cuidar do nosso povo. E é isso que esperamos de vocês: emprenho, dedicação, avanço e desenvolvimento”.

A secretária Eleuzina Falcão também externou a alegria da recomposição da equipe de Saúde. “Se nós fechamos 2018 com muitos bons resultados, eu acho que a partir de agora, a gente entra na rota e vai conseguir fazer da Atenção Básica de São Francisco do Conde, a referência para todo Recôncavo Baiano. Gostaria de destacar a responsabilidade de cada um de vocês, porque a gestão não é uma responsabilidade exclusiva do prefeito, do vice, dos vereadores que estão na Câmara ou secretários, mas,  principalmente, de cada um de nós”.

A secretária ainda ressaltou que “a Atenção Básica é a porta de entrada do atendimento do cidadão, e uma Atenção Básica estruturada que responda às demandas é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde da população, ficando apenas 20% para a média e alta complexidade, para um atendimento mais especializado. Hoje nós somos um território com 100% de cobertura de equipes de saúde da família. Para nós, o grande desafio nesse momento é qualificar o trabalho porque cobertura nós temos, acesso nós temos, equipe nós temos, o que nos falta hoje é qualificar e fechar o ano de 2019 com todos os indicadores cumpridos, porque somos, hoje, o município que, do ponto de vista da Atenção Básica, tem toda estrutura para responder e mostrar que a atenção bem organizada funciona sim”.

O diretor da Atenção Básica do município, José Raimundo, falou da expectativa que os profissionais aguardavam após convocação e reforçou que esse acolhimento é apenas o início de uma nova etapa. Ele disse ainda que as Unidades de Saúde da Família estão sendo informatizadas e que isso significa que, mesmo àqueles profissionais que já trabalharam anteriormente, encontrarão novidades, e que a Atenção Básica estará de braços abertos não somente para acolhê-los, mas, também, para orientar nesse processo, promovendo capacitações pertinentes ao processo de trabalho.

Durante o acolhimento a Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT foi falado sobre Segurança no Trabalho e a importância no cuidado com o servidor.

Os profissionais convocados também participaram de uma palestra com o assistente social, psicanalista e mestre em Desenvolvimento Humano, Anailton dos Anjos (Secretaria Municipal da Educação – SEDUC), sobre ‘Ética no Serviço Público’.