Saúde: São Francisco do Conde recebeu a Comissão Intergestores Regional

Na manhã da última quinta-feira, 10 de maio de 2018, São Francisco do Conde deu as boas-vindas à Comissão Intergestores Regional – CIR para a IV Reunião Ordinária da CIR, que acontece mensalmente entre os secretários de saúde dos munícipios e, desta vez, o local de encontro foi o novo prédio da SEDUC (Secretaria Municipal da Educação), na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz – Baixa Fria. A ação aconteceu pela primeira vez de forma itinerante e vai continuar percorrendo os municípios da região de abrangência. Essa reunião foi presidida pela secretária da Saúde de São Francisco do Conde e presidente da Comissão Intergestores da região de Salvador, Eleuzina Falcão.

A Comissão Intergestores é uma instância de cogestão com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde – SUS.

A reunião em São Francisco do Conde chamou os secretários de saúde dos municípios de Candeias, Itaparica, Madre de Deus, Saubara, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas, Vera Cruz e Salvador para uma mesa de discussões. E, além dos secretários presentes e suas equipes, o vice-prefeito e secretário de Governo de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), também participou da ação e deu as boas-vindas aos membros da CIR.

A IV Reunião da CIR tratou de temas importantes para a saúde da população da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano, como o Instituto de Nefrologia, que será criado em Santo Amaro e atenderá aos pacientes daquele município e também das cidades circunvizinhas como: São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara.

O segundo tema em pauta na reunião da CIR foi a construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em São Francisco do Conde, além das 15 Unidades de Saúde da Família, com 14 profissionais dentistas. O objetivo desse serviço é prestar atendimentos de média complexidade na área odontológica para pacientes especiais. O equipamento público será construído na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, Baixa Fria, e ofertará serviços de odontopediatria, endodontista, periodontista, cirurgião buco-maxilo-facial.

Também foi discutida durante a Reunião Ordinária da CIR, a proposta de implantação de um Centro Especializado em Reabilitação – CER, no município de Lauro de Freitas. O equipamento vai integrar a Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, onde serão atendidas pessoas que precisam de cuidados físicos, auditivos e intelectuais. Também foi levantada a questão da repactuação do município de Saubara.

A última pauta e mais extensa da manhã foi a da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, além de assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Também participaram deste encontro membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS. O próximo encontro acontecerá no município de Santo Amaro, em junho.