Saúde vai qualificar as Unidades de Paramirim, Nova São Francisco e a comunidade do Socorro em RCP (Reanimação Cardiopulmonar), no mês de outubro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, continua capacitando as equipes de Saúde da Família com o objetivo de ampliar o acesso e a responsabilização no primeiro atendimento às urgências e emergências.

Neste mês de outubro, mais equipes receberam, em São Francisco do Conde, a capacitação do curso RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para Todos – ‘Matriciamento em Emergência Cardiológica’, são elas: Paramirim e Nova São Francisco. Além dos profissionais, os moradores do bairro do Socorro também serão capacitados no dia 16 de outubro, através da associação de moradores do bairro.

A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) ou Reanimação Cardiorrespiratória (RCR) é feita por meio de um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.

A ação já vem acontecendo desde abril de 2018 e, através deste curso, os profissionais das USFs puderam aprender técnicas eficazes sobre Reanimação Cardiopulmonar e tirar dúvidas com o Docente Mediador, Caetano Junior.

Unidades que já foram capacitadas em RCP:

Baixa Fria;

Socorro;

Jabequara;

Complexo do Caípe de Baixo;

São Bento;

Campinas;

Centro I;

Caípe de Cima;

Monte Recôncavo;

Engenho de Baixo.

Mês Ação Público-Alvo Local
10 RCP para Todos

Formação e Desenvolvimento de Profissionais para o SUS/ Matriciamente em Emergência Cardiológica. Seguindo indicativos da Programação Anual de Saúde.

Comunidade Socorro (não oriundos da saúde) Associação de Moradores do Socorro

RCP para Todos